Estoque de imóveis residenciais usados à venda começa a recuar em Curitiba, aponta Secovi-PR
Estudo do Inpespar apresenta melhoria neste setor do mercado imobiliário a médio e longo prazos
A venda de imóveis residenciais usados começa a aquecer e o estoque disponível no mercado apresenta leve diminuição. Este é o resumo da análise do último levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR).
“Os gráficos apontam que chegamos ao ponto mais baixo da curva de vendas em maio passado e que agora a tendência é de retomada de crescimento neste setor do mercado imobiliário”, analisa o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Maurício Ribas Moritz. “Estamos observando atentamente mês a mês essa evolução para poder fazer essa afirmação, com segurança, ao mercado”, afirma.
“Com as ‘mudanças nos rumos’ do país, todos os setores da economia parecem estar vivendo um cenário de otimismo, que agora já pode ser observado e, no caso do mercado imobiliário, demonstrado por meio de números”, enfatiza o vice-presidente de comercialização do Secovi-PR, Luciano Tomazini. “Esperamos que esse período de incertezas seja superado de uma vez por todas e possamos voltar a crescer”, frisa.
Em Números
A estimativa de residenciais negociados em agosto foi de 647 unidades, o que representa um aumento de 19% na comparação direta com o mês anterior e 33% maior que em agosto de 2015. “Se compararmos este último trimestre de 2016 com o do ano anterior, vemos um aumento de 11% no número de imóveis negociados”, aponta Moritz. Em maio deste ano, a estimativa negociação residencial foi de 378 unidades.
(sugestão de dados para gráfico)
Estoque residencial usado em oferta*
Janeiro = 20.568
Fevereiro =20.350
Março = 20.549
Abril = 20.662
Maio =19.938
Junho = 20.210
Julho = 20.141
Agosto = 19.626
*2016