ESPM, FAAP, FIA e FGV incluem novo método em seus processos seletivos

ESPM, FAAP, FIA e FGV incluem novo método em seus processos seletivos 

O International Baccalaureate (IB), emitido por colégios como o International School of Curitiba, mostra um novo caminho de acesso ao ensino superior 

Um novo método de seleção começou a ser aceito por quatro grandes instituições de ensino superior no vestibular 2016. A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), incluíram em seus processos seletivos o International Baccalaureate (IB), um diploma internacional para ensino médio aceito nas principais universidades ao redor do mundo, mas ainda com pouca adesão entre as instituições de ensino superior do Brasil.  

O International Baccalaureate (IB) é uma organização educacional sem fins lucrativos, com sede em Genebra, na Suíça, com quase quatro mil colégios filiados em mais de 170 países. O International School of Curitiba (ISC) é um dos 20 no Brasil. O certificado e as notas no IB são utilizados por colégios internacionais por serem aceitos na maioria das universidades do exterior. 

De acordo com as universidades que passaram a aceitar o IB e os colégios que emitem o certificado, este é um novo caminho para a educação brasileira, além dos já tradicionais vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Criado em 1969, o IB é uma metodologia de ensino que desenvolve habilidades dos alunos ao longo de todo o ensino médio, com avaliações que também acontecem durante o período escolar.  

“O IB desenvolve nos alunos uma boa gestão do tempo, resiliência, alta habilidade em fazer pesquisas científicas, pensamento crítico e visão internacional. Todo o ensino é estruturado de forma a desenvolver academicamente o aluno, mas também como pessoa, questionando a realidade e agindo sobre ela. Ele se diferencia exatamente por olhar o educando na sua dimensão cognitiva, emocional e social”, conta Fernando Mesquita, professor do International School of Curitiba. 

Segundo Gianfranco Pisaneschi, coordenador de relacionamento com o mercado da FAAP, a iniciativa busca atender a demanda em torno do IB e também incentivar alunos estrangeiros a cursar uma universidade no Brasil. “O IB é um processo amplo, com várias especificações e que desenvolve grandes habilidades nos estudantes. Tivemos algumas conversas com representantes de instituições que emitem o IB e notamos a necessidade de incluí-lo em nosso processo seletivo”, conta Pisaneschi. O processo seletivo das instituições de ensino que aceitam o IB funciona por meio de uma nota pré-estabelecida. Os alunos são informados da nota mínima requerida para cada curso e, se tiverem esta nota no certificado IB, poderão ingressar na instituição escolhida.   

Para Vanessa Benaci, professora e conselheira estudantil na área de Ensino Superior do International School of Curitiba, esta é uma nova abordagem do acesso ao ensino superior que merece ser comemorada. “A importância é tanto prática quanto conceitual. Na prática, o aluno usará seu currículo acadêmico para ser avaliado como candidato, e o que determinará a entrada na faculdade será o currículo, e não uma prova. Conceitualmente falando, a dedicação constante aos estudos e o desempenho ao longo do tempo são mais importantes do que um dia de provas”, avalia. 

Para conquistar o certificado IB, os alunos passam por três processos, além das aulas regulares do ensino médio: o Extended Essay, uma pesquisa redigida pelo aluno sobre um tópico de interesse; as aulas de Theory of Knowledge, que aborda o pensamento crítico; e o Creativity, Action and Service, um programa direcionado para a formação humana com atividadescomunitárias e pessoais.  

Sobre o International School of Curitiba – Fundado em 1959, o International School of Curitiba (ISC) é o único colégio internacional do Paraná que oferece a combinação de diplomas Americano, Brasileiro e do Bacharelado Internacional. Através de seu programa verdadeiramente internacional, o ISC oferece aos seus alunos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio uma experiência educacional multicultural, proporcionada pelas mais de 25 diferentes nacionalidades representadas por sua comunidade. Para mais informações acesse www.iscbrazil.com ou entre em contato pelo telefone (41) 3525-7400.