O evento é gratuito e será transmitido ao vivo para todo o país
Há quem pense que o Paraná não tem nenhuma ou pouquíssima relação com os portugueses. O pensamento é equivocado, até porque o Estado está inserido no Brasil, que foi colonizado por Portugal, e também porque existem cidades paranaenses que exemplificam a presença dessa cultura. É o caso de Paranaguá e os seus casarões à beira do Rio Itiberê. Em um evento democrático, disponível via satélite para todo o país, o Centro Universitário Internacional Uninter recebe historiadores e especialistas na relação Portugal – Brasil.
No dia 07 de outubro, sexta-feira, André Cavazzani, coordenador do curso de História, e André Peixoto de Souza, coordenador do mestrado em Direito do centro universitário, recebem o jurista português Antonio Manuel Hespanha, referência nos estudos da história e política dos países ibéricos, e o professor Sérgio Odilon Nadalin, professor da UFPR e doutor em história das populações.
“O Brasil e o Paraná sempre estiveram ligados com Portugal. Primeiro, com a colonização e hoje, com um fluxo contrário de imigrantes que vêm para o nosso país em busca de empregos, devido à crise na comunidade europeia”, explica Cavazzani, que lançou o livro “Tendo o sol como testemunha”, também abordando as alterações das migrações portuguesas.
O evento “Portugal-Brasil: bases históricas, jurídicas e sociais de uma relação multissecular” será gravado nos estúdios da Uninter, das 18h20 às 20h20, e todos os interessados podem assistir no computador, em qualquer lugar do país. As inscrições são gratuitas, basta acessar o link http://www.uninter.com/fichadeinscricao/?Evento=1596.