Ensino Médio ganha programa integral com foco nas principais universidades

Ensino Médio ganha programa integral com foco nas principais universidades

Positivo lança Super Médio para iniciar preparação focada nos principais vestibulares e Enem desde a primeira série do Ensino Médio 

Pais e alunos conhecem bem a realidade: superar o vestibular exige preparo de longo prazo, o que inclui maratonas com aulas de reforço, provas simuladas e a busca por conhecimento inclusive fora da sala de aula, para entender as questões mais difíceis. “Com experiência de mais de 40 anos nesse segmento, percebemos que o estudante que disputa os vestibulares mais concorridos precisa, em média, de três anos de preparação”, revela o diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz, um dos fundadores do grupo educacional.

Na maior parte das vezes, o treinamento para o vestibular ocorre a partir da chegada do estudante ao terceiro ano do Ensino Médio. Mas com concursos cada vez mais disputados, novas estratégias são necessárias. Pensando nisso, o Colégio Positivo começou este ano o programa Super Médio, com o objetivo de preparar os alunos para as provas de ingresso na universidade a partir do primeiro ano do Ensino Médio, ou seja, com pelo menos dois anos de antecedência. “Os alunos do Super Médio já vão se envolvendo com o curso desde o primeiro ano para sentir o ambiente de vestibular, diferente da rotina de um colégio tradicional”, afirma Vaz.

Os estudantes permanecem em período integral de estudos. Na parte da manhã, cumprem a carga horária regular das aulas. No entanto, o período da tarde é composto por aulas especiais com professores do Curso Positivo e conteúdo exclusivo de pré-vestibular. A estrutura do Super Médio funciona em módulos. São quatro módulos de programação curricular específica, com duração de sete semanas cada um. Em cada módulo, a disciplina muda, os professores também - tudo para que os alunos sintam uma motivação a mais para avançarem nos estudos. As disciplinas de Ciências Exatas e Língua Portuguesa são reforçadas durante todo o curso, já que são as mais exigidas nos vestibulares.

Em 2016, uma turma de 40 alunos da segunda série do Ensino Médio, na sede Batel do Curso Positivo, estreou o novo formato do Super Médio, com aprovação superior a 98%. “Em 2017, a meta é formar uma turma de primeira série e outra de segunda série – cada uma com até 80 alunos”, afirma Vaz. A partir daí, o objetivo é incrementar o número de turmas progressivamente. A leitura da instituição é de que os vestibulares estão se tornando mais difíceis a cada ano para os alunos. “Com o sistema de cotas, o número de vagas  para alunos egressos de escolas particulares diminuiu, deixando a entrada para as principais universidades mais concorrida. Com a criação do Super Médio, estamos incentivando nossos alunos a ter uma preparação melhor e com mais antecedência, em função da redução das vagas existentes no vestibular”, ressalta o diretor.