Enem digital: cansaço visual será uma das maiores dificuldades da prova diz especialista

 

 

 

Enem digital: cansaço visual será uma das maiores dificuldades da prova diz especialista

Professor do Curso e Colégio Acesso ressalta a importância de fazer pequenos descansos e pausas durante a prova e dá dicas para ter um bom desempenho

Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro acontece a primeira edição digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em função da pandemia, o Inep decidiu que o Enem de 2020 teria uma versão aplicada nos laboratórios de informática das escolas e universidades testadas previamente, acelerando o processo de digitalização do exame, que já vinha sendo estudado há um tempo.

Mesmo que o formato digital tenha as mesmas características da prova impressa, especialistas alertam que a grande diferença que o aluno possa vir a sentir é o desgaste físico, estando em frente ao computador. “Os alunos estavam acostumados a estudar nos livros e apostilas e terão que fazer a prova por, aproximadamente, 5 horas diretamente no computador. Com certeza o cansaço visual, por estar exposto a uma luminosidade maior do que a comum, é um processo que o aluno terá que tomar cuidado, fazendo descansos e pausas durante a prova para conseguir um bom desempenho”, diz o professor de química do Curso e Colégio Acesso, licenciado e bacharel pela UFPR, Sidnei Christoff.

Por ser uma geração mais digitalizada e bem adaptada à tecnologia, o modelo de prova tem se mostrado promissor, principalmente pela economia de papel, evitando a logística de distribuição. Para o professor de química, sempre haverá as duas preferências, contudo, a prova no formato digital não apresenta nenhum empecilho na sua resolução. “Os alunos se adaptam muito rápido às situações e por isso não vão sentir muita diferença entre o digital e o impresso”, ressalta o professor de química.

Dicas para um bom desempenho

Seja na prova online ou impressa, uma dica fundamental é saber interpretar as questões. O professor do Curso e Colégio Acesso ainda orienta os alunos a prestarem muita atenção ao comando da questão. “Por ser uma prova cansativa, muitas vezes o aluno se perde na palavra e não compreende corretamente o que a questão pede que faça. Por isso, é aconselhável, principalmente nos problemas matemáticos e das Ciências da Natureza, começar pelas questões com as quais se tem mais afinidade, ganhando mais confiança para o resto da prova”, destaca.

Outra dica é revisar questões das edições anteriores do exame. É possível acessar as provas e os gabaritos anteriores no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os horários do Enem digital serão os mesmos do Enem impresso, com a abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. No primeiro dia, a prova começa a ser aplicada às 13h30 e encerra às 18h30. Já no segundo dia, a prova vai até às 19h.