Embarque imediato

Embarque imediato 

Ex-fumante e com 25 quilos a menos hoje, atleta amador, o fisioterapeuta Daniel Kuriu, embarca para a sua 9ª prova Paris-Versalhes 

Disciplina e muita força de vontade. É assim que podemos descrever os dias, as madrugadas e muitas noites do fisioterapeuta Daniel Kuriu, que embarca nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, para o nono desafio, dessa vez os 16km da prova Paris-Versalhes.

Mas para quem vive hoje uma vida regrada e cheia de restrições, não consegue imaginar o início de Daniel nessa rotina esportiva. De pequeno, como praxe as origens orientais, buscou o judô, depois o Taekwondo e mais tarde o Muay Thai. Até que durante um exame de graduação de faixa, sofreu uma lesão no ligamento do joelho e parou com os esportes. Passou a dedicar-se aos estudos e começou uma carreira em hospital como fisioterapeuta. Com a correria do dia-a-dia, dormia mal e se alimentava pior ainda. Ganhou em dois anos, além de experiência na Fisioterapia, 25 quilos. Em 2006, o súbito infarto e perda de um tio querido fez com que uma luz vermelha acendesse e Daniel buscasse qualidade de vida.

Primeiro vieram as caminhadas diárias que, com o passar do tempo, ganharam mais velocidade e distância. E não demorou muito para a primeira prova de 10Km. Daí para frente, Daniel deu início a uma rotina de treinos e trabalho. São 10 anos de muito treino e busca pela qualidade de vida. "A busca por uma vida saudável aconteceu por acaso, no susto, mas como passar dos anos fui gostando e me apaixonando pela ideia de mostrar que qualquer pessoa que quer, pode fazer. Eu fiz e tenho por objetivo incentivar mais pessoas a ver que no esporte e em uma vida regrada, existe saúde e felicidade", explica o fisioterapeuta que muitas vezes precisa abrir mão de alguns convites em família ou de um simples pedaço de chocolate  para não estragar o planejamento dos seus treinos.

Cada corrida é uma nova superação para o fisioterapeuta que tem como meta completar 42 desafios, entre elas pequenos percursos de 16 Km, meias-maratonas, maratonas completas e há três anos também deu início ao triathlon amador. Para Daniel, cada prova é uma emoção diferente, pois dependendo da estação do ano, do horário da prova, estado e até país que esta correndo, por exemplo, é uma nova emoção, uma nova conquista.

Desafios fazem parte da vida deste fisioterapeuta de apenas 34 anos, que já conquistou vários títulos em sua vida: e não apenas em competições esportivas. Daniel é formado em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pós-Graduado em Medicina Tradicional Chinesa (CBES). É atualmente o Fisioterapeuta da Scherer Team Triathlon, IRONX Triathlon, da Seleção Brasileira de Punhobol e avaliador do Tiro Paralímpico. Mas tem em seu currículo muita história e trabalhos nos Hospitais: Erasto Gaetner, do Trabalhador, Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, Chefe de reabilitação cardíaca Fundação Vilella Batista. "Na vida, como nos esportes, meu prazer é chegar, é levar motivação aos que estão iniciando, é mostrar que superação é algo individual e, claro, participar", confessa Daniel, que não busca recorde pessoal de tempo em suas provas, mas sim, mostrar e ajudar atletas a prevenir lesões do esporte com dicas preciosas. 

Para quem pensa que o ano do atleta acaba nos 16Km de Paris-Versalhes, está enganado. Daniel ainda esse ano tem a Maratona de Curitiba, seu 10° desafio. Aqui a lista dos desafios já completados por Daniel, inclusive algumas podem ser vistas tatuadas no corpo do atleta: 

- Meias Maratonas: Foz do Iguaçu 2012, Curitiba (2011a 2015), Disney/Orlando 2013, Challenge Florianópolis 2014.

- Maratonas: Paris França 2012, Disney/Orlando 2013, Curitiba(de 2012 a 2015) e São Silvestre 2014.

- Triathlon Olímpico: 7 provas em Caiobá e Guaratuba no Paraná.

- Triathlon Sprint: 5 provas SESC Brasília, Caiobá e Guaratuba.

- Long Distance: Caiobá 2014

- Ironman Florianópolis 2014

- 70.3 Ironman Miami 2015 (não concluiu - motivo acidente na prova) 

 

Serviço:

Facebook: @daniel.kuriu

https://www.facebook.com/daniel.kuriu/?fref=ts