Em festa na Ópera de Arame, CANTORITIBA premia vencedores
Melhores corais do Festival receberam troféus e medalhas, coroando edição 2016
A noite de premiação do 3º Festival Internacional de Corais de Curitiba reuniu mais de mil pessoas no último domingo (24 de julho), na Ópera de Arame. O evento, que contou com a participação de 32 corais e 1.200 coristas de vários estados do País, premiou vários grupos, nas modalidades de música erudita, popular e coral masculino.
O CANTORITIBA 2016 também bateu recorde de público, levando mais de 13 mil pessoas aos teatros e palcos abertos da cidade. O diretor de Marketing do Festival, José Roberto Krasucki, conta que os resultados atingiram a expectativa, uma vez que o eventotem um importante papel de popularizar o canto coral e formar plateia para esse estilo musical. “Ficamos muito satisfeitos com essa edição, pois conseguimos atrair um grande e variado público. Crianças, jovens e adultos, todos encantados pela magia da música vocal”, ressaltou.
Segundo ele, comparando com as edições anteriores, o evento teve um crescimento tanto em público, quanto em visibilidade. "O canto coral, embora seja um arte milenar e um dos estilos que mais movimentam cantores no País, ainda não é uma categoria tão popular", disse.
O presidente do Festival, Helcio Pimentel, conta que a expectativa para a edição 2017 do CANTORITIBA, que acontecerá no mês de agosto, é ampliar o número de coros participantes. Ele diz ainda que a organização já conta com a participação de alguns grupos internacionais. “Não havíamos concluído as apresentações do último final de semana e já tínhamos corais de várias regiões nos procurando para fazer inscrição para o próximo ano", comemorou. Para ele, o objetivo é difundir mais o canto coral a cada edição e atrair um público ainda mais expressivo.
A noite de festa também contou com a apresentação do espetáculo Herdeiros, maior produção da história do Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que celebrou seus 50 anos de existência. A maestrina do coral, Priscila Prueter, também foi a presidente do comitê de jurados do CANTORITIBA: “foi um desafio completamente novo para nós. Mas é ótimo ver que o canto coral tem sido valorizado, com iniciativas dessa importância em nosso País”.
Além dela, formaram o comitê de julgamento Alessandro Sangiorgi, Alexandre Mousquer, Beatriz de Luca e Márcio Medeiros.
Confira a lista dos coros vencedores:
MOSTRA COMPETITIVA
Música Erudita Avançado
1º Coral da UFRGS (Porto Alegre-RS)
2º Coral APUSM (Santa Maria - RS)
3º Coral da FALE – UFMG (Belo Horizonte - MG)
Música Popular Avançado
1º Coral Unisul (Tubarão - SC)
2º Coral Santo Antônio dos Anjos (Laguna - SC)
3º Madrigal Pange Lingua (Itapeva - SP)
MOSTRA NÃO COMPETITIVA COM AVALIAÇÃO
Musica Gospel
Coro Celebrai – Medalha de Bronze
Música Erudita Avançada
Coro Masculino Ottava Bassa – Medalha de Prata e Troféu de Melhor Coro Masculino
Coral Harmonia – Medalha de Bronze
Coral Boa Vista Projeto Nosso Canto – Medalha de Bronze
Algazarra Coral – Medalha de Bronze
Música Popular Iniciante
Coral A Voz de Rosa – Medalha de Prata e Troféu de Melhor coro de vozes femininas
Grupo Vocal Licor de Pitanga – Medalha de Bronze
Coral Vox Sistema FIEP – Medalha de Prata
Coral Guairacá – Medalha de Bronze
Coral Clube da Melhor Idade Nissei – Medalha de Honra ao Mérito de Participação
Coral Pinheirinho Projeto Nosso Canto – Medalha de Bronze
Música Popular Avançado
Coral Cidadão do Amanhã – Medalha de Ouro
Cia Compasso Musical – Medalha de Prata
Ensemble Projeto Broadway – Medalha de Ouro e Troféu de Melhor Coro Performático
SOBRE O FESTIVAL
O Festival Internacional de Corais de Curitiba - CANTORITIBA é promovido pela H. Pimentel e conta com a participação de grupos de todas as regiões do País. A edição 2016 aconteceu entre os dias 15 e 24 de julho, reunindo corais de vários estilos musicais, profissionais e amadores, em competições, mostras não competitivas e oficinas de canto e regência.
As apresentações da edição 2016 foram realizadas em diversos locais marcantes de Curitiba, como o Memorial, Teatro Paiol, Ópera de Arame, Capela Santa Maria, Teatro do Colégio Estadual do Paraná e Paço da Liberdade.
Mais informações: www.cantoritiba.com.br