Dor nas costas é o problema que mais afasta brasileiros no trabalho
No primeiro trimestre de 2016, a dor lombar foi responsável pelo afastamento de 24 mil trabalhadores, em média, 269 afastamentos por dia, segundo a Previdência Social. A má postura é a principal causa da dor, seja em atividades do dia a dia ou sentar de maneira incorreta, no trabalho ou no carro, por exemplo. “A principal dica de boa postura é sentar no fundo da cadeira. Para mudar esse hábito não é tão fácil quanto pensamos, o vício da má postura pode estar registrado lá no cérebro, dificultando a mudança de hábito”, comenta a fisioterapeuta Aline Barbosa, do Clube de Reabilitação da ARTRO.
Os adultos são os mais afetados pela dor, segundo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Além disso, toda pessoa sofrerá de lombalgia pelo menos uma vez na vida. “O corpo tem uma capacidade de adaptação ao movimento incrível e se você passar horas, dias, meses e até anos repetindo a mesma coisa, seu corpo vai modelar naquela direção. Muitas vezes as causas das dores são de origem mecânica, geradas por esse stress tecidual de mal uso repetido” analisa a fisioterapeuta.
Uma maneira de prevenir e diminuir a ausência pela dor lombar é a empresa investir em Ginástica Laboral. É importante para que o funcionário entenda a importância da prática e também para utilizar a orientação em sua vida pessoal, melhorando ainda mais o resultado. “Se na empresa que você trabalha tem ginástica laboral é bacana aderir, pois além de estar realizando o intervalo da sua função ocupacional, fazer alongamentos é sempre benéfico e relaxante” finaliza Aline.