Diretora geral da OMS inaugura ambulatório do Hospital do Rocio

Diretora geral da OMS inaugura ambulatório do Hospital do Rocio

A unidade deverá reduzir as filas do SUS por consultas eletivas no Paraná 

A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Margaret Chan participou da inauguração do maior centro ambulatorial de especialidades do Paraná, no último dia 6 de agosto. A unidade faz parte da ampliação do novo Hospital do Rocio, em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba).  Margaret elogiou o ambulatório e disse que a unidade é um exemplo de como o poder público e privado podem cooperar no atendimento à população. Ela visitou também as instalações do Hospital e afirmou que o SUS é um exemplo para os países que integram a Organização Mundial, pela lógica de oferta de atendimentos públicos e universais aos brasileiros. “Trabalho há 9 anos na OMS e tenho acompanhado a evolução do SUS no Brasil. O modelo é sem dúvida referência e que muitos países gostariam de tê-lo. Uns até se espelham nele para elaborar seus planos”, afirmou. 

A inauguração do ambulatório contou ainda com a presença do ministro da Saúde Ricardo Barros, do governador do Paraná Beto Richa, da vice-governadora Cida Borghetti, do secretário estadual da Saúde Michele Caputo Neto, do prefeito de Campo Largo Affonso Portugal Guimarães, da secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa, do deputado federal Luciano Ducci, dos deputados estaduais Alexandre Guimarães e Luiz Claudio Romanelli, entre outras autoridades. 

Com capacidade para realizar até 30 mil consultas por mês, o ambulatório está instalado em um prédio com 7 mil m². A estrutura tem 53 consultórios, sala cirúrgica para procedimentos ambulatoriais, setor de imagem com equipamentos de última geração, além de leitos de observação para pacientes em maca. Consultas e exames serão feitos pela rede pública de saúde (SUS). 

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que o Hospital do Rocio é uma referência em eficiência tanto pela oferta de serviços de saúde por meio do SUS quanto pela sua gestão. Ele vem percorrendo unidades de saúde em todo o país para identificar exemplos bem-sucedidos no atendimento da população e no gerenciamento dos recursos. "Temos visitado hospitais de boas práticas, como aqui, no Hospital do Rocio, para que elas se repitam em outros hospitais e municípios. O novo ambulatório é uma conquista importante, pois serão 30 mil atendimentos mensais, e, portanto, uma grande melhoria de acesso da população aos serviços públicos de saúde concebidos com o SUS". 

O governador Beto Richa afirmou que a abertura deste novo serviço representa um marco para a área de especialidades do Paraná, pois ajudará a reduzir a fila de espera por consultas especializadas. “Uma importante unidade que será fundamental para reduzir as filas do SUS no Paraná. O Governo do Paraná tem dado todo o apoio para instalação e ampliação do hospital do Rocio, que é uma referência de gestão e atendimento para todo o Estado”, disse Richa. 

A expectativa é que o ambulatório faça cerca de 1,3 mil atendimentos por dia, de segunda a sexta, recebendo pacientes da Região Metropolitana de Curitiba e também do interior do Estado. O médico Luiz Ernesto Wendler, diretor geral do hospital, explica que o ambulatório contribui para a maior agilidade na fila de espera por consultas eletivas do SUS. “Sabemos que a celeridade nas consultas com especialistas pode favorecer o diagnóstico precoce e um tratamento adequado, que minimize sequelas.” 

O médico Carlos Muller Neto, diretor clínico do Hospital do Rocio, conta que aumentará consideravelmente a capacidade de atendimento da instituição. “Nosso ambulatório de especialidades, no antigo prédio do hospital deixará de funcionar. Passaremos de uma média de oito mil atendimentos por mês, para cerca 30 mil com o novo espaço.” 

Humanização

A nova unidade foi inteiramente projetada para humanizar o atendimento e oferecer o maior conforto possível ao paciente. Marcado por grandes painéis de vidro em sua extensão, o projeto foi elaborado pelo escritório Manoel Coelho Arquitetura & Design e construído pela Construtora Engerama, de Campo Largo.  Os ambientes são dispostos de forma funcional e agradável. Além disso, é marcado pelo uso de iluminação natural e jardins internos e externos, que garantem o bem-estar dos pacientes e familiares. 

As recepções são independentes para separar os pacientes acamados dos demais usuários. A entrada das ambulâncias está adaptada, para dar mais segurança a todos. Os consultórios de ortopedia e neurologia ficam no andar térreo, para garantir a acessibilidade dos pacientes com dificuldade de locomoção. O segundo andar é dedicado ao atendimento em cardiologia, urologia, ginecologia, oncologia, vascular, cirurgia geral, entre outras especialidades médicas. 

Serviço:

Ambulatório do Hospital do Rocio

Local: Rua Maria Aparecida de Oliveira, 599 - Lot. São Gerônimo, Campo Largo.

Mais informações no site www.hospitaldorocio.com.br   

Sobre o Hospital do Rocio 

O novo Hospital do Rocio, localizado em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba), é o maior do Brasil em leitos de UTI com atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com 97% da operação voltada para esse público. Possui 1.200 leitos, dos quais 305 são de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), sendo 200 para adultos e 105 neopediátricos. Inaugurado em agosto de 2014, o hospital tem capacidade para realizar 5 mil internamentos ao mês, com enfoque em alta e média complexidade. O Hospital do Rocio é referência em atendimento de gestação de risco e cirurgia cardíaca pediátrica e neurocirurgia. O projeto do hospital, com mais de 53 mil metros quadrados de área construída, é assinado pelo escritório de arquitetura Manoel Coelho e foi construído pela Construtora Engerama, de Campo Largo. Para a comodidade dos pacientes e acompanhantes, o estacionamento tem mil vagas e é separado em blocos, para facilitar a localização interna e o acesso às áreas desejadas. A estrutura ainda dispõe de auditório, centro médico, heliponto e ampla área de acesso como corredores e salas de espera, com assentos e sanitários, além de lanchonete para visitantes e acompanhantes. Mais informações no site www.hospitaldorocio.com.br