Dicas para manter a boa alimentação das crianças nas férias

Dicas para manter a boa alimentação das crianças nas férias

O médico endocrinologista Mauro Scharf orienta os pais sobre os cuidados com a saúde nesse período 

A mudança na rotina das crianças durante o período de férias pode influenciar a alimentação. Para manter a saúde, com uma dieta balanceada, é importante que os pais façam adaptações de acordo com a programação. Essa é a orientação do endocrinologista Mauro Scharf, diretor médico da Unimed Laboratório. “A saúde não entra em férias jamais. Por isso, mesmo que os filhos saiam um pouco da linha, comendo algumas guloseimas, é fundamental que os pais mantenham os hábitos saudáveis das crianças na maioria das refeições”. 

O médico alerta que, especialmente no verão, os cuidados devem ser redobrados. “Na praia, as crianças tendem a ficar muito tempo brincando na água e fazem intervalos maiores entre as refeições. É importante manter lanches entres as três principais refeições e bastante líquido.” 

Sobre os refrigerantes, salgadinhos, doces e fast-food pedidos pela criançada nas férias, o médico da Unimed Laboratório orienta que os pais busquem alternativas menos artificiais, como os salgadinhos assados e as bolachas integrais. “O ideal é que as crianças tenham hábitos alimentares saudáveis e, se não for possível evitar o consumo de fast-food e refrigerante, que ele seja feito de maneira esporádica e equilibrada.” 

Para estimular hábitos alimentares saudáveis, o Dr. Mauro Scharf dá algumas dicas:

1.    Fique atento aos exageros. Sucos artificiais, chocolates, refrigerantes e gorduras saturadas só colaboram para o aumento de peso. Não precisa proibir, mas é necessário controlar.

2.    Faça seu filho participar do preparo das refeições. Aproveite as férias para levar as crianças ao supermercado, permitir que participem da escolha dos alimentos e colaborem no preparo. Isso certamente fará com que tenham mais prazer em comer aquilo que ajudaram a fazer.

3.    Evite pular as refeições. Mesmo que as crianças durmam até mais tarde, ao acordarem ofereça uma fruta ou um leite. Um desjejum leve não atrapalhará o almoço.

4.    Refeição em família. Procure fazer as refeições em horários regulares e em família. Essa é uma atitude saudável, não só para o corpo, mas também para o fortalecimento emocional de seu filho.

5.    Se for almoçar ou jantar fora, o ideal é colocar no prato da criança todos os grupos alimentares, que são: arroz ou macarrão; feijão; legume, verdura e um tipo carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha.

6.    Para os lanchinhos entre as refeições principais, o segredo é oferecer sucos, vitaminas de leite com frutas, sanduíches leves, biscoitos sem recheio ou doces gelados à base de fruta como gelatinas.

7.    Mantenha a hidratação. Água, sucos naturais e água de coco são as melhores opções para manter as crianças hidratadas.

8.    Estimule a prática de exercícios físicos ao ar livre. As férias são ótimas para as crianças em parques e outras áreas em que possam gastar energia.pesquisa de qualidade on-line e café especial para o desjejum. Mais informações no site www.unimedlab.com.br