Dicas de como usar tijolo de demolição na decoração
Profissionais do EB Arquitetura falam sobre como aplicar o revestimento em projetos de interiores
O tijolo de demolição costuma ser um revestimento rústico, que apresenta um certo desgaste pelo seu uso natural, e pode ser adquirido em lojas especializadas ou reaproveitando o próprio tijolo da estrutura do imóvel, retirando a pintura e a massa das paredes. Usado tanto externamente, quanto nas áreas internas, o revestimento está presente em projetos coloniais e contemporâneos.
Segundo os arquitetos e sócios-proprietários do EB Arquitetura, Carolina Biazzetto e Guto Biazzetto, os tijolos aparentes podem ser utilizados em qualquer ambiente, dependendo somente do conceito do projeto. “Em uma residência que projetamos, utilizamos o material na churrasqueira, sala de estar e jantar, pois ele vinha de encontro ao conceito que desenvolvemos, de uma casa de praia com toras de eucalipto, piso simples cerâmico, tijolo de demolição e varandas de madeira itaúba”, exemplifica Guto Biazzetto.
Quando o objetivo é criar um espaço contemporâneo, os tijolos de demolição podem ser combinados ao cimento queimado, mobiliário de linhas retas e peças de design, dentre outros elementos. “Este é um revestimento que transmite calor, aconchego e, em um projeto minimalista, pode ser o responsável por quebrar o aspecto “frio” do espaço, deixando-o mais confortável”, acredita a arquiteta Carolina Biazzetto.
Com relação à instalação e manutenção, Guto ressalta que é importante aplicar um verniz, para deixar o material mais resistente, e sua limpeza é feita somente com um pano úmido.
Sobre o EB Arquitetura:
Formados pelo Politecnico Di Milano e pela Scuola Politecnica di Design, os arquitetos Carolina e Guto Biazzetto, criaram em 2002 o EB Arquitetura, escritório com sede em Curitiba e filiais em Campinas (SP) e Milão (Ita). Com grande foco na sustentabilidade, além de projetos ecologicamente corretos, o EB também oferece consultoria na área e acompanhamento no processo de certificação sustentável de obras. Seus trabalhos combinam o minimalismo italiano ao tropicalismo brasileiro, oferecendo uma mistura interessante aos seus clientes.
Serviço:
EB Arquitetura
Unidade Curitiba (PR)
Endereço: Rua Vieira Dos Santos, 40 - Centro Cívico
Unidade Campinas (SP)
Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 497 - Cidade Universitária
Unidade Milão (Itália)
Via Ugo Foscolo, 35, 20090 - Cusago
Site: www.ebarquitetura.arq.br/