Curitibano é aprovado em uma das oito vagas de Medicina da UEPG

Curitibano é aprovado em uma das oito vagas de Medicina da UEPG

Com uma concorrência de 415 candidatos por vaga, aluno do Curso Acesso conquista cadeira em Medicina

Apenas oito vagas no curso de Medicina estavam disponíveis para alunos de todo o Brasil na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, na concorrência geral, sem cotas. E um aluno de Curitiba, do Curso Acesso, Cesar Eduardo Aguiar Ribeiro ficou entre os cinco primeiros colocados, competindo com mais de 3 mil candidatos, em uma concorrência de 415 candidatos por vaga.

O estudante entrou no Acesso via PEACE, projeto do Colégio que visa proporcionar a novos alunos a possibilidade de obter desconto nas mensalidades, incentivando a promoção de talentos acadêmicos, conta que nas suas primeiras semanas, a adaptação no colégio particular foi bem difícil. Eu não tinha muita base e estava bem atrás dos meus colegas de sala. Mas com muita vontade e apoio dos meus professores consegui me dedicar e ficar entre os alunos de maior rendimento. No terceiro ano do Ensino Médio graças as minhas boas notas, fui convidado a participar da turma do Doutor Acesso, mas um incentivo dos meus professores e confiança dos diretores.

Cesar conta que a confiança que tinha nos professores do Curso Acesso e no sistema de ensino, decidiram a sua permanência no cursinho. Resolvi mudar minha postura. “Sentei na primeira fila e decidi: é a minha vaga e não estou nem aí para o que os outros colegas vão pensar de mim”, lembra. A partir daí, sentiu de perto a motivação e o acompanhamento dos professores, os quais o apoiaram muito para não desistir de seu sonho de cursar Medicina. “Perguntei para valer, mesmo o que para os demais alunos podia parecer muito básico. Não tive medo de me expor e expor minhas dúvidas. E, com isso, pude obter a proximidade dos professores, a dedicação e o incentivo de cada um. A gente não consegue nada sozinho, e a equipe docente foi essencial para a minha conquista”, afirma o aprovado.

A rotina de estudos de Cesar Eduardo é puxada. Diariamente, assiste às aulas a partir das 7h15, permanece no Curso para as aulas do Doutor Acesso – aulas complementares de todas as matérias, com exercícios complementares – e segue estudando até às 20 horas, quando finaliza toda a grade de exercícios propostos, deixando os estudos em dia. “Quem quer passar, tem que ficar a mais, tem que perguntar, tem que questionar o professor em suas dúvidas e não ter preguiça de adquirir cada vez mais conhecimento”, declara. 

Para aguentar a rotina, foca em uma boa alimentação, acrescentando frutas nos intervalos e muita água. Para sanar as dúvidas, busca auxílio na Plataforma Digital do Acesso, ondepode assistir as revisões em casa, muitas vezes durante a noite. “Meu objetivo principal é passar na UFPR. É o meu sonho. Já fiz a inscrição no segundo dia que estava aberta e tracei minhas metas. A conquista na UEPG foi apenas para me motivar ainda mais!”, avisa.