Curitiba recebe terceira edição do University Day
Evento apresentará programas de intercâmbio e bolsas de estudos oferecidos por mais de 50 universidades americanas e britânicas. Coach afirma que experiência no exterior aumenta empregabilidade de profissional no Brasil
No próximo dia 25 de outubro, Curitiba recebe a terceira edição do University Day, organizado pela gradeUP Assessoria Educacional. As melhores universidades do Reino Unido vão apresentar seus processos de ingresso e oportunidades de bolsas para estudantes e profissionais interessados em programas de graduação, pós, mestrado e MBA. Além disso, neste ano, o evento traz uma grande novidade: a participação de instituições americanas que também estão em busca de bons alunos brasileiros.
“Os Estados Unidos oferecem alguns diferenciais competitivos importantes. Os alunos estrangeiros podem solicitar extensão do visto por mais um ano, após conclusão da graduação ou mestrado, para trabalhar lá. Esse prazo pode ser estendido para até três anos para os alunos das Engenharias, dentro do programaOptional Practical Training”, explica Leonardo Trench, consultor educacional e fundador da gradeUP. Em contrapartida, ele lembra que as instituições britânicas oferecem estágio remunerado de até um ano para os alunos de graduação.
Além das oportunidades de visto estendido para trabalho e de estágios remunerados, Trench afirma que o aluno interessado numa formação no exterior deve observar as expertises de cada instituição e os cursos que são referências em suas áreas. “Os alunos de Engenharias, por exemplo, devem começar suas avaliações pelas norte-americanas Oregon State University e Auburn University. Já os alunos de Arquitetura precisam considerar as britânicas University of Sheffield e Westminster University e os profissionais das áreas de Relações Internacionais e Business não podem deixar de analisar a American University de Washington DC”, orienta o especialista.
Empregabilidade
“O profissional que tem a oportunidade de realizar formação no exterior tem vantagem competitiva no mercado brasileiro”, afirma Izabel Araujo, Coach e Gestora de Talent Management da De Bernt, consultoria de Recursos Humanos. Segundo ela, a atitude de residir fora, geralmente sem família e próximos, denota desprendimento, abertura multicultural e espírito empreendedor do profissional, que são diferenciais competitivos nos processos de seleção. “Sob o ponto de vista técnico, há vantagens também, especialmente se a formação foi em escola de primeira linha, onde teve contato com cases atuais de mercado e até mesmo estágios em organizações renomadas”, completa.
A coach destaca que as empresas alocadas no Brasil, especialmente as multinacionais focadas na inovação e valorização de boas práticas para a constante revisão de suas estratégias e posicionamentos junto ao mercado, têm grande interesse por profissionais com formação no exterior. “As empresas nacionais que buscam a internacionalização também percebem estes profissionais com atratividade”, conclui.
As instituições
As instituições norte-americanas que participarão do University Day por meio de seus representantes, são as seguintes: Adelphi University, Auburn University, Florida International University, University of South Carolina, The University of Illinois at Chicago, University of Kansas, American University, The City College of New York, James Madison University, Roosevelt University, University of Vermont, University of South Florida, Merrimack College, Widener University, LIU Brooklyn, LIU Post, Colorado State University, George Mason University, Marshall University, New York at Drew University, Oregon State University, Saint Louis University e The University of Alabama at Birmingham.
Entre as instituições britânicas confirmadas para o evento, os destaques são aAberystwyth, Brunel University, Queen Mary University of London, University of East Anglia, University of Portsmouth, University of Sheffield, Westminster University e Exeter University.
Os alunos também poderão conhecer os programas e oportunidades de bolsas parciais de outras 19 instituições do Reino Unido: Instituto Marangoni, University of Gloucestershire, City University London, Glasgow Caledonian University, Coventry University, University of Huddersfield, Keele University, Kingston University, Lancaster University, Leeds, University of Leicester, University of Lincoln, Liverpool John Moores University, Royal Holloway, University of Strathclyde, University of Surrey, University of Sussex, Manchester e Newcastle University.
Para completar a lista de opções, o University Day contará com a participação do StudyGroup, um dos líderes mundiais em preparo de estudantes para o ingresso em faculdades internacionais. Com 20 anos de experiência, o grupo já assessorou 73 mil alunos e mantém parcerias com 50 universidades nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Austrália e Nova Zelândia.
As inscrições para participar do University Day são gratuitas. Para participar é preciso fazer a inscrição no site www.gradeup.com.br. O evento será realizado no dia 25 de outubro, das 15 às 19 horas, no Hotel Radisson, na Praça do Japão, em Curitiba.