Curitiba recebe curso com especialista em Apraxia da fala

Curitiba recebe curso com especialista em Apraxia da fala

Distúrbio, que afeta a comunicação, dá vários sinais na infância e pode ser tratado para evitar reflexos na vida adulta

Profissionais da saúde, que atuam no atendimento a crianças, mães, pais ou outros interessados no tema em Curitiba poderão participar, nos dias 04e 05 de março (sexta e sábado) do curso “Apraxia na fala de crianças: diagnóstico e intervenção terapêutica”. O evento será realizado em Curitba, das 17h às 21, na sexta, e a partir das 8h30, no sábado.

A formação será ministrada pela fonoaudióloga Dra. Elisabete Giusti, graduada em fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e Doutora em Linguística, também pela USP. A Apraxia na fala é um distúrbio neurológico que afeta a produção motora dos sons da fala. Estima-se que entre 5 a 10% das crianças no mundo, em idade pré-escolar, tenham alguma dificuldade de se comunicarem. Em pelo 3 a 5% desses casos, a criança pode ter apraxia.

As crianças com apraxia de fala na infância nem sempre apresentam achados em exames convencionais do cérebro, como ressonância e tomografia. No entanto, alguns sinais devem ser notados pelos pais, como a demora para balbuciar as primeiras palavras, fala muito limitada e fala não clara. Vale lembrar que uma avaliação, diagnóstico e tratamento com profissional capacitado fazem toda a diferença para minimizar os traumas, inclusive emocionais, para a vida adulta.

O curso abordará os sinais da Apraxia na fala, os fundamentos para a intervenção terapêutica, o programa terapêutico e estudo de casos clínicos. Mais informações podem ser obtidas no www.apraxiabrasil.org.

Currículo

*A fonoaudióloga Elisabete Giusti é também terapeuta com Certificação no Método Hanen (Programa de Orientação voltado aos Pais) pelo Hanen Centre, do Canadá e no método PROMPT (indicado para crianças com distúrbios motores da fala) pelo The Prompt Institute, dos EUA. Ela ainda é autora do site http://www.atrasonafala.com.br  que contém informações úteis sobre problemas no desenvolvimento da linguagem e informação aos pais.