Cuidados com a saúde no calorão

Cuidados com a saúde no calorão

Médico alerta para os perigos da desidratação 

A mais recente onda de calor fez com que a sensação térmica de Antonina (PR) atingisse 59º, mais do que muitos desertos. Com as altas temperaturas deste verão, é preciso tomar cuidado com a saúde. Marcelo Leitão, especialista da Unimed Curitiba em medicina esportiva, alerta principalmente para a importância de se hidratar. “O corpo humano não tolera grandes variações de temperatura, por isso, quando está muito quente, a forma que ele usa para se equilibrar é a transpiração. Se não repusermos essa água que é expelida o corpo sente”. 

Ele explica que, quando o corpo não tem água suficiente para realizar esse equilíbrio térmico, a temperatura corporal aumenta gerando redução do volume de sangue circulando no corpo. “Isso pode causar queda de pressão, desmaios, e, em casos extremos confusão mental e até mesmo morte”, afirma o médico. 

No caso das atividades físicas, o especialista em medicina esportiva ressalta que elas podem ser feitas, mas em horários com temperaturas mais amenas como antes das 10h e após às 17h. 

Marcelo Leitão ressalta três dicas essenciais para cuidar da saúde no verão, “Primeiro respeite sua sede e hidrate-se constantemente; faça exercícios físicos somente em condições adequadas; e redobre a atenção com crianças e idosos. Eles precisam ingerir líquidos, mas normalmente, não verbalizam, por isso, é preciso um cuidado a mais”, conclui.