Conheça dez benefícios do pilates para as mulheres

Conheça dez benefícios do pilates para as mulheres

Adolescentes, adultas, gestantes e idosas. Todas podem e devem praticar esta atividade! 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta quarta-feira, dia 08, e nada melhor do que uma data como esta para relembrar de coisas essenciais para manter a saúde em dia. Dentro do conceito exercício para o corpo e para a mente, o pilates vem despontando como um dos campeões de procura. De acordo com a instrutora de pilates Lillian Moura, a maioria das pessoas procura um exercício que mantenha ou melhore o seu condicionamento físico, mas também que dê prazer. 

“O stress do dia a dia faz com que as pessoas queiram encontrar paz, relaxamento e boas energias em suas horas de lazer. O exercício não deve ser apenas uma forma de manter o corpo em dia, mas também de proporcionar prazer e com isso qualidade de vida”, explica a profissional, que atua na área há cerca de 8 anos. 

Lillian conta que 70% de seus pacientes são mulheres. “Acredito que elas são mais sensíveis e já reconhecem há mais tempo os benefícios do pilates”, conta. A profissional diz que os benefícios são inúmeros e que pessoas de todas as idades podem praticar. 

“O pilates é um ótimo exercício para adolescentes, gestantes, idosos, homens, mulheres na menopausa. Qualquer idade é a ideal. Basta um profissional capacitado e atento às suas necessidades para que o pilates torne-se um grande aliado na sua vida”, resume Lillian Moura. 

Vamos então conhecer alguns desses benefícios? 

1 – Promove o condicionamento físico

2 – Melhora a consciência corporal e o equilíbrio

3 – Ajuda o fortalecimento muscular (especialmente o abdômen)

4 – Melhora da flexibilidade e do alongamento

5 – Auxilia na concentração, grande reclamação de mulheres na menopausa

6 – Combate o estresse

7 – Melhora a circulação sanguínea

8 – Ameniza os sintomas da variação hormonal como a TPM, as enxaquecas e retenção de líquidos

9 – Previne e ajuda a tratar de doenças como a osteoporose e a incontinência urinária

10 – Alivia dores e auxilia no parto e recuperação pós-parto

 

Saiba mais sobre o surgimento do pilates 

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar várias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica. 

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918. 

Em 1926 Pilates emigrou para os Estados Unidos e fundou um studio na cidade de Nova Iorque. Na época ele denominou seu método como “ Contrologia”. 

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias. 

Pilates naquela época já estava 50 anos à frente do seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária. 

Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem. 

 

Sobre o Studio Lillian Moura 

Criado em 2011 por Lillian Moura, faz atendimento personalizado de pilates de aparelho e plataforma vibratória. Com 8 anos de atuação, formada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, diversas especializações na área de Pilates e Neo Pilates, Pilates Funcional, Ciência do esporte, PlataformaVibratória, entre outros; Lillian é hoje uma das profissionais mais capacitadas para a instrução de pilates em Curitiba.


Serviço:

Studio de Pilates Lillian Moura

Rua Palmeiras, 22 – sala 3

Água Verde

(41) 3209-0050

Facebook.com/StudioLillianMouraPilates