Condomínios se preparam para receber sinal digital

Condomínios se preparam para receber sinal digital

Desligamento da transmissão analógica e vantagens da TV Digital foram abordados para síndicos  

A RPC iniciou um trabalho junto aos síndicos para falar sobre a transição para o sinal digital de televisão. A mudança é necessária para garantir o funcionamento da TV aberta nas cidades onde está programado o desligamento da transmissão analógica. Para conscientizar os síndicos da importância de se antecipar e fazer a migração de tecnologia, a RPC participou na última quinta-feira (15) da reunião com os síndicos que fazem parte do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR). 

Segundo o Secovi-PR, o Paraná conta com quase 20 mil condomínios, entre apartamentos, casas e salas comerciais. Muitos deles ainda não possuem antenas coletivas ou, simplesmente, estão apenas com antenas VHF instaladas, o que dificulta o recebimento do sinal digital com qualidade nos apartamentos. “Essa é a hora de colocar as benfeitorias e ações no orçamento de 2017, e a antena coletiva deve estar prevista”, afirmou Siomara Freitas Kaltowski, coordenadora do conselho de síndicos do Secovi-PR. Ela recomenda que os síndicos prevejam a instalação da antena coletiva já no planejamento do próximo ano. 

Durante a reunião, a equipe de engenharia da RPC explicou como a conversão para o sinal digital deve ser realizada, além de esclarecer dúvidas dos participantes. O gerente de engenharia da RPC, Marco Antonio Martins,esclareceu que a transmissão no sinal digital é gratuita. O condomínio terá apenas o custo da instalação da antena UHF. Já o morador vai captar o sinal em um televisor digital ou então adaptar um conversor na sua televisão antiga. Hoje, 100% das TVs comercializadas já são digitais.   

Uma das dúvidas esclarecidas no encontro foi a da presidente do conselho de um condomínio em Curitiba, Arlete de Fátima Oliveira, sobre o acúmulo de cabos na tubulação do prédio. “Tinha muitas dúvidas sobre o desligamento dos cabos inutilizados. Agora já sei que eles devem ser retirados, pois o sinal digital é um direito do cidadão”, comenta. 

A RPC disponibiliza o sinal digital em Curitiba e Região Metropolitana há oito anos. Neste período, metade da população de Curitiba já optou em assistir à televisão com a qualidade do sinal digital, o qual traz mais nitidez na imagem que chega à tela da televisão. Segundo o Ministério das Comunicações, o desligamento da transmissão analógica em Curitiba, Região Metropolitana e Ponta Grossa será feito em 31 de janeiro de 2018. Já na região oeste do Paraná será em 28 de novembro de 2018.  

Mais informações sobre o sinal digital estão disponíveis no site:www.rpc.com.br/tvdigital. 

SOBRE A RPC:

A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.