Como identificar os limites entre competitividade e competição?

Como identificar os limites entre competitividade e competição?

Coach Cibele Nardi comenta sobre os cuidados de comportamento no ambiente profissional 

No ambiente de trabalho, a competitividade é considerada algo saudável, mas até certo ponto. Onde estaria o limite para não ser extremamente competitivo? A coach Cibele Nardi dá conselhos em relação a esse tipo de comportamento.

Segundo a profissional, a competitividade saudável deve ser estimulada no ambiente profissional, pois faz com que as pessoas busquem aprimoramento, excelência e produtividade. “Essa consciência é importante para que cada um faça o seu melhor dentro da empresa”, comenta a coach. Cibele Nardi ressalta que, ao adquirirmos competência dentro da área que trabalhamos, é necessário ficar atento para esse comportamento não se transformar em uma vaidade extrema, para não nos tornarmos competitivos. “Existe uma linha tênue entre ter competitividade e ser competitivo. A segunda característica acontece quando uma pessoa chega ao ponto de prejudicar a outra para ser considerada a melhor”, explica.

Muitas empresas investem para que funcionários alimentem o espírito de competitividade, mas cada caso precisa ser analisado. Segundo a profissional, é preciso ter cuidado com os incentivos e métodos, pois o estímulo pode aumentar a competição, ao invés da competitividade. Assim, a própria empresa alimenta um comportamento prejudicial, que fere o colaborador e os outros funcionários, desestimulando a equipe sem agregar valor e experiência positiva para a organização como um todo. 

Sobre a Coach Cibele Nardi

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), Cibele Nardi atua como coach por meio de sua empresa de treinamento Instituto Cibele Nardi. A profissional conta com um currículo extenso de especializações, com certificados de analista comportamental DISC pela Inscape Publishing Inc, coaching executivo no Instiad, e professional coach na Sociedade Latino Americana de Coaching, instituição da qual também é membro. Além do trabalho como coach, Cibele é formada em Teologia e há quatros anos está envolvida no projeto curitibano “Mulher Plena” que auxilia na formação da identidade feminina de mulheres com baixa autoestima.

Serviço:

Instituto Cibele Nardi- Cibele Nardi Coach

Rua Anita Garibaldi, 850, sala 810

http://www.institutocibelenardi.com.br/