Começa amanhã: Carta Brasileira de Cidades Inteligentes será destaque do Smart City Session 2020

 

 

 

Começa amanhã: Carta Brasileira de Cidades Inteligentes será destaque do Smart City Session 2020

Evento 100% online reúne especialistas para debater o legado da pandemia e os desafios dos novos prefeitos, que terão na Carta o primeiro marco oficial para políticas públicas

A primeira edição global inteiramente online sobre smart cities chancelada pela Fira Barcelona será realizada pelo iCities nesta terça (8) e quarta-feira (9), em Curitiba. O ponto alto do Smart City Session 2020 será o lançamento da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes no dia 8, às 8h, com as participações dos ministros Rogério Marinho, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, e de Vitor Menezes, secretário executivo do Ministério das Comunicações, além do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thomas. O documento foi construído nos últimos anos de forma colaborativa entre o poder público, academia, especialistas e empresas do segmento de inovação, além de representantes da sociedade civil organizada. Pauta prioritária do governo federal, a Carta traça estratégias para apoiar municípios e agentes nas ações locais para as smart cities.

Além disso, a fintech Distrito vai lançar durante o Smart City Session 2020 o primeiro Report sobre Cidades Inteligentes do Brasil. O estudo traz o mapeamento do ecossistema de inovação em cidades inteligentes em todo o país, desde startups até aceleradoras e investidores. O documento também contempla análise completa sobre as principais iniciativas, tendências, players de destaque e aportes levantados dentro do ecossistema. O lançamento será no dia 9, às 18h.

O Smart City Session inaugura uma experiência inovadora no segmento. Além das palestras de especialistas em temas que brotaram da crise da pandemia e permitirão planejar o ano de 2021, com acesso gratuito para o público que se inscrever, o evento terá salas de discussão com os convidados, em que os inscritos na modalidade paga poderão seguir o debate e interagir com os speakers e demais participantes em ações de networking de negócios, matchmaking e reuniões. As inscrições estão abertas pelo site.

Entre as autoridades confirmadas estão o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr; o secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva; o secretário de Planejamento do Estado, Valdemar Bernardo Jorge; o superintendente de Inovação do Paraná, Henrique Domakoski; o prefeito reeleito de Curitiba, Rafael Greca; e a presidente da Agência de Inovação de Curitiba, Cris Alessi.

“Os demais eventos de smart cities pelo mundo, também chancelados pela Fira Barcelona, tiveram formato híbrido entre o presencial e o digital, diante das limitações do isolamento social em cada país e cidade-sede. É com orgulho que assumimos a vanguarda da realização do primeiro evento do segmento que será uma experiência interativa feita 100% online. Será o segundo maior fórum sobre smart cities do mundo, nesse ano, atrás apenas do Smart City World Congress, de Barcelona”, comemora Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities – que reuniu 5 mil pessoas em Curitiba em 2018 e 7 mil em 2019, durante dois dias de feira e congresso.

O evento tem como global partner a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), como local partner o Sebrae Paraná, como event partner a Dataprom, a Celepar, a FRG e a Wallonia, e como digital partner a Betha Exati, Iwg, Cits, Portal dos Elétricos/Smart Moov, Sanetran, Smart Green, Muni Digital e Gazz Conecta.

Trilhas temáticas e speakers

O Smart City Session está baseado em quatro pilares temáticos relacionados ao cenário das cidades e soluções pós-pandemia: Felicidade e Bem Estar; Legado da Pandemia; Resiliência do Espaço Urbano; e Governança e Economia. Os keynotes principais do evento serão o expert em cidades inteligentes, Renato de Castro, autor do livro “A Cidade StartUp”, CEO da SmartUp, empresa de consultoria de Barcelona especializada em transformação digital para cidades. Ele é membro do conselho de administração da Leading Cities de Boston e embaixador internacional do Centro de Operações do Rio de Janeiro (COR); e o fundador do portal Mobilize Brasil, Ricky Ribeiro, membro da equipe de Sustentabilidade Corporativa da EY (Ernst & Young). Confira a programação completa.

Entre os mais de 70 speakers convidados, destacam-se Caio Esteves, CEO da Places4Us; Fábio Duarte, principal Research Scientist do MIT e da PUCPR; Fabio Rua, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM; Jaewon Peter Chun , CEO da XnTREE; José Carlos Mota, professor da Universidade de Aveiro; e Lucía Bellocchio, fundadora da Trend Smart Cities na Universidad Austral, em Buenos Aires.

Serviço:

Smart City Sessions (evento online)

8 e 9 de dezembro de 2020

Inscrições: www.smartcitysession.com

Acesso gratuito a todas as palestras e plenárias

Ingresso: R$ 490 (para salas de reuniões e matchmaking com speakers)

Sobre o iCities

O iCities foi fundado em 2011 com a visão de que as cidades devem ter papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba. O iCities também trabalha com consultoria para projetos de cidades inteligentes para municípios de todo o país e lançou em 2020 o curso Expert, para capacitação de profissionais.