Coleção "Vozes do Paraná" apresenta 21 novos retratos de personalidades do Estado
Oitavo volume da série escrita pelo jornalista Aroldo Murá G. Haygert será lançado no dia 6 de outubro, no Palacete dos Leões (sede do BRDE)
Perfis biográficos que abordam não só a trajetória profissional do personagem contemplado, mas que trazem ainda aspectos curiosos da vida familiar e pessoal, com breve passagem genealógica retrospectiva aliada a um trabalho jornalístico de prospecção, que são a marca de seu autor, o jornalista Aroldo Murá G. Haygert.
Uma breve definição do que – agora na oitava edição – se tornou a coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, cujo novo volume será lançado no dia 6 de outubro, quinta-feira, a partir das 18h30, no Palacete dos Leões, sede do BRDE (Av. João Gualberto, no Alto da Glória). Parte da renda da noite será revertida às obras sociais do Instituto Ciência e Fé de Curitiba.
Seguindo com o espírito de contar a história de paranaenses notáveis em tempo real – de todos os estratos sociais e áreas de atuação, – Aroldo Murá dá sequência à sua coleção "Vozes do Paraná", que teve início em 2008 e chega ao oitavo volume com trajetória singular, pioneira e única no Estado. Ao todo, a coleção soma 197 personalidades retratadas até agora.
Homenageados
"Vozes do Paraná 8" terá 380 páginas e 21 personagens. Além do papel de captadora da história em tempo real, a coleção reconhece também a contribuição dada ao Paraná por notáveis falecidos. Desta vez, o personagem homenageado é o engenheiro e empreiteiro Ricardo Pussoli (1919-2012). “As diferenças que Pussoli fazia no mundo dos construtores de obras públicas eram muitas. A começar porque, sem alardes e sem criar atritos, não aceitava cartéis: ele é quem, dizia com orgulho, definia o preço de seu serviço. Não entendia outra forma de trabalhar. E tudo sob o signo de uma ficha pessoal limpíssima”, descreve Murá.
Outra personagem paradigmática tanto para o Paraná, quanto para Santa Catarina, é a professora e historiadora riossulense Beatriz Pellizzetti Lolla, que também é homenageada na abertura do livro. “Aos 85 anos, enfrentando limitações de saúde após um AVC, Beatriz segue sendo uma ‘livre-pensadora e franco-atiradora’, segundo definição do amigo e jornalista Hélio Puglielli, que nunca se limitou a estudar um campo específico da História, nem esmoreceu em sua atividade como estudiosa e historiadora”, pontua o autor.
Lançamento: “Vozes do Paraná 8 – Retratos de Paranaenses”
Quinta-feira 6 de outubro, às 18h30
Palacete dos Leões (Sede do BRDE)
(Av. João Gualberto – Alto da Glória)