Chefs e estudantes curitibanos debatem relação entre gastronomia e meio ambiente

Chefs e estudantes curitibanos debatem relação entre gastronomia e meio ambiente 

Mesa-redonda sobre o tema foi a abertura do curso de Gastronomia de escola de profissões da capital

Os alunos de Gastronomia do Centro Europeu tiveram uma surpresa na abertura do curso: eles participaram de mesas-redondas com renomados chefs da cidade. Nelas, os chefs falaram sobre o tema ‘Como eu contribuo, dentro do meu restaurante, para uma gastronomia responsável?’. Os encontros aconteceram entre os dias 03 e 04 de agosto e contemplaram cerca de 100 alunos da escola. 

Criado em 2010 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o movimento Gastronomia Responsável leva a conservação da natureza para o preparo dos alimentos. Com início em Curitiba, a iniciativa já se espalhou por nove estados com 50 restaurantes conveniados. 

O chef Celso Freire, curador da iniciativa, fez a abertura dos três momentos. Além dele, também participaram da ação os chefs Claudinei Oliveira, do Bar do Victor; Délio Canabrava, da Cantina do Délio; Vânia Krekniski, do Limoeiro Restaurante; e Gabriela Carvalho, do Quintana Café & Restaurante. 

Como a gastronomia pode ser responsável?

Para que o prato seja considerado responsável é preciso seguir quatro princípios: não usar espécies que estejam ameaçadas de extinção; utilizar apenas alimentos orgânicos; aproveitar integralmente os ingredientes para evitar o desperdício e optar por produtos regionais, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa e incentiva a economia local. 

Para aderir ao movimento o chef do restaurante interessado deve criar uma receita seguindo esses quatro princípios. Depois de aprovadas pela curadoria do movimento, as receitas passam a fazer parte do menu fixo do restaurante e levam o nome de prato responsável. 

E não precisa ser chef para participar do movimento. As pessoas em geral também podem contribuir criando suas próprias receitas e compartilhando no site www.gastronomiaresponsavel.com.br, além de ter acesso às receitas dos outros internautas. 

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.