Central de Distribuição recebe visita do Instituto Votorantim e do BNDES em Rio Branco do Sul

Central de Distribuição recebe visita do Instituto Votorantim e do BNDES em Rio Branco do Sul

Apoiada pela Votorantim Cimentos, a Central de Distribuição de Alimentos beneficia 300 famílias de agricultores da região 

A Central de Distribuição de Alimentos, que contribui para a consolidação e crescimento sustentável do Vale da Ribeira, região composta por municípios como Rio Branco do Sul, recebeu na manhã da última terça (25), a visita do comitê responsável pelo programa ReDes (Redes para o desenvolvimento sustentável), e AGP (Apoio à Gestão Pública), ambas iniciativas da Votorantim Cimentos. 

Representantes do Instituto Votorantim, do BNDES, da Fibria e do Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) estiveram presentes pela primeira vez na Central, sendo recebidos pelos presidentes da ACARS (Associação do Conselho Agrícola de Rio Branco do Sul), Alexandre Seilinski, e da APRAFI (Associação de Produtores na Agricultura Familiar de Itaperuçu), Braz Portes. Agricultores associados e funcionários da fábrica da Votorantim Cimentos de Rio Branco do Sul também estiveram presentes na visita.

Sobre a Central de Distribuição de Alimentos

A Central de Distribuição de Alimentos, que integra o Programa ReDes, tem o apoio da Votorantim Cimentos, do Instituto Votorantim e do BNDES desde 2012, quando teve início o projeto. “Incentivar o comércio de produtos da agricultura familiar é uma forma de criar novas oportunidades de aumento da renda, além de contribuir com a profissionalização do produtor rural”, afirma Mário Fontoura, Diretor de Operações da Regional Sul da Votorantim Cimentos. 

No ReDes de Rio Branco do Sul e Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, foram investidos R$ 1,5 milhão na obra de construção do espaço, do viveiro de muda, além da compra de equipamentos e veículos. Na Central, é realizado o processamento e comercialização de alimentos, desde lavagem até o corte e a embalagem de frutas, verduras e legumes. 

Ao todo, 300 famílias de agricultores, associados na ACARS e na APRAFI, são beneficiadas com a Central de Distribuição, com expressivo aumento na renda dos associados. A inauguração da Central contribuiu para a profissionalização dos agricultores e fornecimento de alimentos com maior qualidade. “Essa parceria é fundamental. A agricultura familiar tem mercado para comercialização, mas precisávamos estruturar a nossa Central e profissionalizar o trabalho”, explica Scelinski, presidente da Associação do Conselho Agrícola de Rio Branco do Sul.

Selo ODM do Sesi-PR

O Sesi-PR (Serviço Social da Indústria), por meio do “Movimento Nós Podemos Paraná”, que busca reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), entregou, na última semana, o Selo ODM para o programa ReDes. 

O reconhecimento veio durante o 8º Congresso Sesi Paraná, realizado na FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade - Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR e com o apoio de diversas instituições paranaenses, visa reconhecer e divulgar boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A certificação reconhece projetos realizados por instituições públicas municipais e estaduais, privadas e do terceiro setor no Paraná. Ao todo, 208 empresas e instituições foram inscritas na 5ª edição, com 187 aprovadas.

Parceria com BNDES e Instituto Votorantim

Realizado em parceria entre Instituto Votorantim e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Votorantim Cimentos, o programa Redes tem por objetivo implementar projetos de geração de trabalho e renda e apoio a grupos de participação comunitária. A parceria técnica e financeira existe desde dezembro de 2010 e abrange 25 municípios do país. Os critérios de seleção que orientaram a escolha das localidades foram: indicadores socioeconômicos críticos e a presença do Grupo Votorantim na região. O modelo de atuação baseia-se no alinhamento com políticas públicas e na articulação entre os diversos agentes locais para apoiar o desenvolvimento local. A proposta é construir uma rede capaz de fortalecer a economia inclusiva, articulada por uma instância participativa com representação dos três setores da sociedade – governo, iniciativa privada e terceiro setor.  

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. 

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 48,6 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.