Boa comunicação é forma de manter e atrair clientes em tempos de crise

Boa comunicação é forma de manter e atrair clientes em tempos de crise

Em comemoração ao Dia da Secretária, palestra dá dicas sobre importância da comunicação no atendimento ao cliente nesta sexta (30) na Faculdade ILAPEO 

O cuidado com a comunicação está entre os dez pontos mais importantes para as empresas em épocas de crise econômica. É o que mostra um estudo da escola de negócios espanhola Centro de Estudos Financeiros (CEF). No setor de serviços, inclusive, saber se comunicar passa a ser uma ferramenta ainda mais necessária. Com o objetivo de ressaltar a importância da comunicação e convivência no ambiente de trabalho, a Faculdade ILAPEO oferece a palestra gratuita e aberta ao público, “Como saber se comunicar pode melhorar seu dia”. O evento, em comemoração ao Dia da Secretária, será ministrado pela palestrante especialista em Comunicação Organizacional, Marketing e Gestão de Crises de Imagem, Sulamita Mendes, que possui uma vasta experiência e está na área há mais de 30 anos. 

Normalmente, o primeiro contato do cliente com a empresa ou marca de um produto ou serviço acontece por meio da secretária ou outro atendente, muito antes de se conhecer ou ouvir falar do profissional que irá depois efetivamente realizar o serviço. Como no caso de um consultório odontológico, por exemplo, Sulamita explica que “se a recepcionista ou a secretária não tenham sido adequadamente orientadas, com certeza sua forma de atendimento influenciará na percepção do cliente de como foi o serviço do dentista ou mesmo, da clínica, como um todo”. 

Muitas empresas e mesmo profissionais autônomos desconhecem a importância do bom atendimento no resultado de seus negócios. São muitos os exemplos de consumidores que acabam não efetuando uma compra ou que saem falando mal de um estabelecimento simplesmente porque foi atendido de forma errada ou desrespeitosa, explica Sulamita. 

Entre os assuntos que serão abordados na palestra está a comunicação positiva, também chamada de comunicação não violenta (CNV), a convivência, como trabalhar em equipe, a assertividade e a inteligência social. Os 20 primeiros inscritos que estiverem presentes no evento receberão o livro da palestrante, “As Sutilezas e o Óbvio da Comunicação Corporativa”, lançado em 2014. A palestra faz parte do Projeto de Extensão em Saúde Integrada promovido pela Faculdade ILAPEO, referência em saúde e bem estar. 

Sulamita Mendes

É especialista em Comunicação Corporativa, Marketing e Gestão de Crises de Imagem. No Mercado há mais de 30 anos, foi Superintendente na Secretaria da Comunicação na Prefeitura de Curitiba, Gerente Estadual de Marketing no Sebrae no Paraná, entre outras empresas em que atuou, tanto no setor público com no privado. Atualmente tem a empresa Sulamita Mendes – Comunicação Estratégica, que presta serviços para profissionais liberais e empresas. Realiza palestras, coach, consultorias e treinamentos em comunicação, marketing, convivência interpessoal e crise de imagem. É professora em Pós-Graduação em várias entidades de ensino, no Paraná e Santa Catarina. É formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade, MBA em Comunicação e Marketing e doutoranda em Psicologia Social. 

Como saber se comunicar pode melhorar seu dia

Dia: 30/09

Hora: 19h

Local: Faculdade ILAPEO. Rua Jacarezinho, 656

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ilapeo.com.br 

Outras informações: (41) 3595-6044

Sobre a Faculdade ILAPEO

Com sede em Curitiba (PR), a Faculdade ILAPEO nasceu da expansão do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO), centro de referência em pós-graduação em odontologia. Desde sua criação, em 2004, mais de 15 mil alunos já foram certificados em seis modalidades diferentes: mestrado, especialização, aperfeiçoamento, extensão, credenciamento e intensivo. O primeiro curso de graduação, Tecnólogo em Radiologia, foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em maio de 2016, com o início das aulas previsto para 2017.