BNY Mellon patrocina festival de cultura e tendências digitais. HackTudo terá exposição socioambiental com sucata tecnológica

 

 

 

BNY Mellon patrocina festival de cultura e tendências digitais. HackTudo terá exposição socioambiental com sucata tecnológica 

O BNY Mellon – companhia global de investimentos – se juntou ao time de patrocinadores do HackTudo, um dos principais eventos de cultura digital do país. Com compromisso constante com a inovação e foco na implementação de soluções tecnológicas, o BNY Mellon marca sua estreia com a apresentação da mostra virtual “O Poder da Inovação”, do artista Jota Azevedo, que transforma lixo eletrônico em esculturas e quadros de grandes nomes da ciência e tecnologia. 

A Hack Expo é uma das principais atrações do evento, que chega a sua quarta edição em um formato totalmente online e gratuito. Na mostra virtual, o espectador poderá conhecer cerca de 20 obras utilizando recursos como zoom para ver detalhes das peças. 

De 16 a 25 de outubro, a programação do HackTudo oferece oficinas, workshops, palestras, corrida de drones e hackathon para atender aos mais diversos públicos dos meios tecnológico, cultural e digital. 

Hack Expo

Para o HackTudo 2020, o artista plástico Jota Azevedo criou peças inéditas especialmente com resíduos eletrônicos de computadores, mouses, teclados, disquetes, fios, chips, dentre outros. A exposição “O Poder da Inovação” conta com reproduções dos rostos de personalidades como Albert Einstein, Steve Jobs, Nicola Tesla e Alan Turing feitas com esses materiais recicláveis. 

A estimativa de que aproximadamente 55 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos são descartados por ano no mundo virou propósito de vida para o artista que reutiliza resíduos descartados como matéria-prima para produzir arte. 

Desde criança, gostava de montar novos brinquedos com objetos trazidos do lixo do prédio onde meu pai trabalhava. Com o tempo, fui aprimorando minhas habilidades e comecei a produzir peças que foram reconhecidas como obras de arte. Logo, em seguida, apontaram meu trabalho como socioambiental, o que me fez ter uma visão mais ampliada para desenvolver a conscientização das pessoas em relação ao descarte de lixo”, conta Jota Azevedo. 

Além disso, a mostra terá um espaço chamado “Expo-Robô” onde as esculturas poderão ser visualizadas em 360º. A exposição completa poderá ser acompanhada pelo público por meio de um tour virtual, entre os dias 16 a 25 de outubro, no site oficial do evento (www.hacktudo.com.br/).

Após o evento, as obras ficarão disponíveis no acervo do artista.  

Hack Conference

De 19 a 24 de outubro, será realizada a Hack Conference, uma conferência online com especialistas, profissionais e amantes da cultura digital. No dia 22 de outubro, às 20h30, Matilde Freitas, Head de Tecnologia para LATAM do BNY Mellon, participará de um painel para falar sobre diversidade e tecnologia destacando o crescimento e as dificuldades das mulheres nesse mercado. 

“Há uma participação maior das mulheres na área de TI visto que as empresas passaram a enxergar a diversidade de forma mais estratégica. Quanto mais heterogênea for a equipe, mais pontos de vista, habilidades diferentes e formas de raciocínio irão contribuir para a solução de problemas”, comenta Matilde. 

O painel também conta com Tatiana Kubotani, Head of Tech Recruiting da XP Investimentos, e terá a mediação da Ester Borges, coordenadora do Minas Programas. 

Para mais informações, acesse: www.hacktudo.com.br/