Assistente virtual é destaque do novo aplicativo da Tribuna

Assistente virtual é destaque do novo aplicativo da Tribuna

App gratuito usa assistente com inteligência artificial, permitindo personalização e notificações de acordo com interesse do leitor 

Que tal uma assistente para ler as principais notícias do dia, contar as novidades sobre seu time ou responder se é preciso ou não sair de casa com um guarda-chuva. A Tribuna, jornal que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), acaba de lançar seu aplicativo de notícias que tem como base a inteligência artificial, que permite personalizar e notificar os leitores de acordo com suas preferências. 

A assistente virtual começa a definir as configurações do leitor a partir de perguntas sobre suas preferências. O usuário pode responder por voz ou texto. Essas informações são usadas para criar os filtros personalizados. “O algoritmo que está por trás do nosso app não oferece só aquilo que o leitor quer. As notificações são baseadas num trinômio: o que a gente quer noticiar, o que o leitor precisa saber e o que ele quer saber”, conta Rafael Tavares, diretor de Redação da Tribuna. 

A personalização não é comum em aplicativos de jornais brasileiros. Para o desenvolvimento da ferramenta foi necessário um ano de estudos e testes dessa tecnologia. Rafael Maia, analista de Negócios Digitais da Tribuna, explica que quando o projeto começou, essa tecnologia ainda era obscura e havia pouca ferramenta. “Estudamos o comportamento das ferramentas de chatbots [robôs/softwares que conseguem conversar com humanos] existentes e observamos também o trabalho de alguns jornais que têm algum tipo de personalização de informação, como Washington Post, Huffington Post e The Guardian, para chegar a um modelo”. 

Funcionando em versão beta nos últimos meses, o aplicativo da Tribuna foidestaque entre os apps na categoria Jornais e Revistas do Google Play em janeiro. “Chegamos a registrar mais de 1000 interações por dia entre a assistente e usuários. Esse volume nos mostra que as pessoas estão aceitando bem essa nova tecnologia de conversar com uma máquina”, diz Maia. O novo aplicativo é gratuito e está disponível para smartphones com sistema iOS.