Arquitetura sustentável ganha destaque no Legend Nova Campinas

 

 

 

Arquitetura sustentável ganha destaque no Legend Nova Campinas

Grande parte do volume de resíduos sólidos gerados em meios urbanos atualmente no Brasil vem da construção civil. Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) o País gera mais de 290 mil toneladas de entulho por dia.

Para reduzir o impacto ambiental e promover ações e debates entre os colaboradores que trabalham nas obras, foi criado em 2019, pelo Instituto A.Yoshii, o Projeto Obra & Arte, que busca ressignificar o uso de materiais utilizados na construção civil e transformar itens que seriam descartados em mobiliários e peças decorativas. Itens feitos com vergalhões de aço, canos de PVC, barras de ferro e restos de arame, por exemplo, fazem parte da composição de mobiliários que foram desenvolvidos por colaboradores da construtora A.Yoshii, sob curadoria do Coletivo ÔDA Design.

A exposição das peças já passou por Curitiba e Londrina (PR) - onde a construtora também atua - e, atualmente, estão sendo utilizadas para compor a decoração dos apartamentos nos showrooms da A.Yoshii. Em Campinas (SP), uma peça do projeto ganhou destaque no apartamento modelo do Legend Nova Campinas.

De acordo com a arquiteta responsável pelo design de interiores da construtora, Juliana Meda, esse tipo de iniciativa é muito importante para reduzir o impacto ambiental e, também, motivar os colaboradores. “Reutilizar os resíduos da construção civil representa um novo começo, uma nova vida para o material, que ganha uma nova forma, em forma de cadeiras e outras peças de decoração, por exemplo. Os itens, além de agregar valor ao imóvel, dão vida ao ambiente e motivam os funcionários das obras, que aprendem novas técnicas”, explica.