Aromatização de ambientes traz bem-estar e boas sensações
Aromaterapia deve ser pensada junto com o projeto e o conceito de cada espaço
A memória olfativa é uma das principais características do ser humano. Os aromas, sozinhos ou combinados entre si, causam sensações de bem-estar e, quando utilizados da maneira correta nos ambientes, os tornam mais agradáveis. Pensando nisso, as arquitetas da EFTM utilizam a aromatização para que os frequentadores dos seus projetos lembrem das experiências que passaram no espaço de maneira positiva. No projeto realizado para a 1ª Mostra de Ambientes Favorita by Givago Ferentz, por exemplo, as profissionais escolheram um aroma de flor de laranjeira para o Quarto de Casal.
Segundo Sali Freitas, parceira da EFTM Arquitetura e especialista em aromaterapia, o corpo reage a um cheiro antes mesmo de se tornar consciente dele e, ao entrar em um ambiente, o aroma do lugar é a primeira coisa notada pelas pessoas. “Cerca de 75% de nossas emoções são geradas pelo olfato e nós recordamos 35% dos cheiros que sentimos. Sendo assim, os aromas podem criar uma conexão entre as pessoas e os ambientes”, comenta Freitas.
No mercado existem várias opções para aromatizar os ambientes e as mais comuns são difusores com varetas de bambu e velas aromáticas, além dos aromatizadores eletrônicos. Também existem os aromas mais indicados para cada espaço, conforme as dicas abaixo:
Sala
A sala costuma ser um local de descontração com amigos e familiares e, para algumas pessoas, um local de estudo. Os aromas de Alecrim, Cravo & Canela, Verbena e Capim Limão favorecem o bem-estar, o aconchego e a concentração.
Cozinha
Como a cozinha é um ambiente onde há uma grande mistura de cheiros, recomenda-se aromas cítricos, como Laranja, Limão e Citronela. Para neutralizar cheiros fortes, como o de frituras, recomenda-se utilizar aromas como Anis, Cravo & Canela e Erva Doce.
Banheiro
Este local deve ser muito limpo e pede aromas frescos e higienizadores, como Citronela, Limão, Capim Limão e Bamboo. Também podem ser utilizados os florais, como Lavanda e Flor de Cerejeira.
Quarto
Os quartos são locais sagrados, onde buscamos descansar e pedem aromas que relaxam, acalmam e induzem ao sono tranquilo. Lavanda, Camomila, Flor de Laranjeira, Erva Doce, Verbena, Baunilha, Bamboo e Morango são boas escolhas para este ambiente. Para crianças, o aroma mais indicado é de Lavanda, pois é o mais suave e relaxante.
Segundo Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, da EFTM Arquitetura, os aromas complementam as sensações que seus projetos pretendem causar nos seus clientes. Pessoas que gostam de sentir bem, modernas, românticas, práticas, ousadas e elegantes são as que pedem aromas prontos. Já as que solicitam aromas específicos, são aquelas que possuem seu próprio negócio, inovadoras, determinadas, sofisticadas e querem exclusividade. “Assim, adequamos cada aroma aos gostos dos clientes, identificando seus perfis e criando ambientes em que eles vão sempre sentir-se bem e ter boas lembranças dos momentos ali vividos”, finalizam as arquitetas.
Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.
Serviço:
EFTM Arquitetura
Erika Fukunishi – CAU/PR nº A67408-7
Thalita Miyawaki – CAU/PR nº A53912-0
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas - Curitiba (PR)