Apoio do McDonald’s à Moratória da Soja completa dez anos
Empresa foi pioneira na disseminação da causa
Ao anunciar seu apoio à Moratória da Soja, há dez anos, o McDonald’s contribuiu de forma significativa para uma grande mudança nessa indústria. O compromisso da rede para proteger a saúde da floresta Amazônica foi reconhecido pelo Greenpeace como o maior movimento da indústria para salvar a floresta tropical brasileira. A iniciativa rendeu à empresa um prêmio da Keystone Institute, que honra companhias por sua liderança, visão, capacidade de resolução de problemas e soluções colaborativas para questões socioambientais.
Como um dos maiores compradores de soja de forma indireta através dos insumos que compramos, o McDonald’s foi pioneiro na disseminação da moratória em sua cadeia produtiva, fazendo com que todos os seus fornecedores passassem a comprar soja apenas de locais fora da zona de desmatamento.
Em maio, a Moratória da Soja foi renovada por tempo indeterminado. A rede reconhece a importância que as florestas desempenham na saúde global do planeta e acredita que ações como essa são uma parte da jornada para eliminar o desmatamento da cadeia de suprimentos e ajudar a preservar as áreas de conservação em todo o planeta.
Essa é apenas uma das iniciativas da rede em projetos que envolvam sustentabilidade e utilização dos recursos naturais:
· 100% das embalagens do McDonald’s no Brasil contêm o Selo da Forest Stewardship Council®, que reconhece que toda a cadeia de produção das embalagens provenientes da celulose realiza o manejo florestal responsável do ponto de vista econômico, social e ambiental.
· O café servido nos McCafés e em nossos restaurantes é fornecido pela Café do Centro, maior empresa brasileira de torrefação de cafés gourmet, que conta com uma produção cafeeira certificada pela Rainforest Alliance.
· (MSC) - A certificação conquistada pelo McDonald’s Brasil garante que o peixe utilizado no McFish é rastreado desde a sua pescaria e segue todas as normas globais do MSC - Marine Stewardship Council.
· Usar conscientemente a energia e buscar novas fontes, mas econômicas segue como prioridade da Cia. Os novos restaurantes da rede já nascem com a sua iluminação em LED, significando uma redução de 40% no consumo para este tipo de uso.
· O McDonald’s investe em projetos de reuso da água e revisou todos os programas e processos internos, o que colaborou para uma redução média de 17% no consumo de água nos restaurantes. Uma das iniciativas de destaque foi o projeto Natal, que reusa a água condensada do ar-condicionado para fins não-potáveis.
· A grande maioria dos restaurantes drive-thru do McDonald’s possuem cisternas ou caixas d’água para armazenar água das chuvas. Essa água é utilizada na limpeza de calçadas e em descargas de banheiros. Com isso, a empresa conseguiu até agora uma redução de até 30% em seu consumo de água.