#AmarElas busca respeito e igualdade entre homens e mulheres

#AmarElas busca respeito e igualdade entre homens e mulheres

Primeiro tema da campanha criada pela RPC será a violência contra a mulher 

Iniciou nesta segunda-feira, 8 de agosto, a campanha #AmarElas, criada pelo núcleo de inovação da RPC com o objetivo de trabalhar com temas que impulsionem o respeito e o sentimento de igualdade entre homens e mulheres. O movimento inclui reportagens especiais para os telejornais Bom Dia Paraná e Paraná TV 1ª e 2ª edições, e conteúdos exclusivos para uma página especial dentro do G1. 

Inicialmente lançada para discutir a violência contra a mulher, aproveitando os 10 anos da Lei Maria da Penha, completos no último domingo (07/08), a campanha ganhou corpo ao perceber a necessidade de mostrar ainda mais a relevância do papel da mulher na sociedade atual. “Vimos que não deveria se resumir somente à violência contra a mulher, mas abordar também temas importantes como saúde, empoderamento feminino, carreira, e tantos outros assuntos que falam de respeito e igualdade”, comenta Suzana Possamai, coordenadora de reportagem da RPC, que está à frente da campanha. 

Na página especial g1.com.br/amarelas estão os webdocumentários de pessoas que são referências no tema como médicas, psicólogas, juízas e delegadas, além de relatos de mulheres que sofreram agressões. “São mulheres corajosas que aceitaram compartilhar suas histórias mostrando o rosto para lutar por respeito e igualdade”, conta Suzana. A página também traz gráficos com números nacionais, artigos escritos por especialistas, serviços para ajudar mulheres que sofrem agressão e também um espaço para interação. 

10 anos de Lei Maria da Penha

“A cada uma hora e meia uma mulher é assassinada por um homem no Brasil” ou “a cada uma hora e meia um homem assassina uma mulher no Brasil”? A partir do questionamento de quem é o sujeito em casos de violência, foram desenvolvidas as matérias especiais para a primeira fase da campanha #AmarElas. Nos materiais, a abordagem irá colocar como ponto central o agressor e não quem sofre essa violência. A ideia é provocar uma mudança de paradigma e deixar claro que a vítima nunca pode ser responsabilizada pela violência que sofre. Entre os depoimentos está a fala da própria Maria da Penha, contando sua trajetória e a importância que o caso tomou para fazer a diferença na vida de outras mulheres. 

SOBRE A RPC:

A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.