Alunos aprendem gestão empresarial na prática e arrecadam donativos para ajudar as APAEs

Alunos aprendem gestão empresarial na prática e arrecadam donativos para ajudar as APAEs

Faculdades OPET aplicam a gamificação para ensinar e ajudar a transformar o amanhã das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais  

Os alunos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades Opet estão aprendendo as técnicas e processos de gestão empresarial na prática. Por meio da disciplina Jogos de Empresas, 65 alunos constituíram 16 empresas fictícias que competem entre si para alcançar o maior volume de donativos, entre alimentos e produtos de higiene, que serão entregues à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Paraná (Feapaes-PR).

No jogo, a meta das empresas é arrecadar R$ 100 mil em doações até o final do primeiro semestre deste ano. Com R$ 10 mil de capital inicial, cada equipe precisa compor seus custos operacionais e logísticos, estabelecendo um pró-labore mínimo de R$ 200,00 para cada sócio.

“Além do impacto social do aprendizado, os alunos aprendem a compor o faturamento da empresa e a contabilizar seus recursos, patrimônios, lucratividade e controles orçamentários. Todas as doações captadas são contabilizadas a preços de mercado, estabelecidos no jogo, e as empresas precisam garantir retorno financeiro-contábil”, explica o professor Felipe Nasser, responsável pelo desenvolvimento e implementação do jogo.

A regra do jogo estabelece, por exemplo, que um litro de leite longa vida custa R$ 2,00 e que o faturamento da empresa corresponde a 40% do valor das doações. Assim, a equipe que arrecada uma caixa de leite (12 unidades) contabiliza um faturamento de R$ 9,60. Desse valor, a empresa precisa obter lucro, depois de pagar impostos, custos fixos e variáveis e pró-labore dos sócios. Outra regra é que o custo de armazenagem das doações equivale a 10% do valor total bruto do faturamento.

Para captar doações, a equipe-empresa também deve investir em Comunicação. “Apesar de ser um jogo, a captação de recursos e o uso do nome das instituições proponentes são reais, o que implica em responsabilidades. Assim, toda a Comunicação precisa ser aprovada pela própria Feapaes-PR”, explica o professor.

A gamificação é uma tendência mundial que usa jogos e competições para estimular ações e projetos educacionais. As Faculdades Opet estão desenvolvendo projetos dentro dessa tendência educacional, oferecendo aos seus alunos um aprendizado prático e lúdico no Ensino Superior. No projeto coordenado por Nasser, os alunos aprendem a usar controles financeiros, contábeis, logísticos e de marketing na gestão empresarial e precisam bater metas, que são as arrecadações para a Feapaes-PR.

“Além do aspecto de gestão empresarial, o jogo desenvolve a responsabilidade social nos futuros executivos. Esse é um diferencial importante na disputa por uma posição no mercado brasileiro e para o crescimento na carreira profissional”, afirma Nasser.