Alerta sobre lactose em rótulos será obrigatório, mas comer fora ainda é desafio

Alerta sobre lactose em rótulos será obrigatório, mas comer fora ainda é desafio

Poucos restaurantes oferecem opções a clientes que seguem dieta especial

Rótulos de alimentos e bebidas industrializados terão que informar sobre a presença de lactose na composição dos produtos. A decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomada na última terça-feira (31 de janeiro) estabelece critérios para o alerta e dá o prazo de dois anos para as empresas se adaptarem.

A nova advertência deve melhorar a rotina de compras de quem convive com alergias e intolerâncias alimentares. O grande problema continua sendo quando essas pessoas precisam comer fora de casa. “Apesar de hoje em dia, os produtos sem glúten e sem lactose estarem mais disponíveis nos estabelecimentos comerciais, em restaurantes e hotéis o oferecimento desses alimentos ainda é raro”, destaca Elisangela Casagrande, nutricionista da Rede de Hotéis Deville.

Mas as unidades do grupo hoteleiro vêm trabalhando para facilitar a vida das pessoas que  seguem dietas com restrição. Solicitações para receitas livres de lactose e de trigo são cada vez mais comuns nos hotéis. “No Deville, estamos muito atentos a isso e nos preparando cada vez mais para atender com muito cuidado a esse público”, comenta Elisangela, lembrando que recentemente a unidade Marriott São Paulo Airport, que pertence à Rede Deville, serviu um coffee break totalmente isento de glúten e lactose.

Os hotéis da Rede Deville têm opções de pães e de bolos especiais, que são devidamente identificados e servidos todos os dias nos cafés da manhã. Como esses alimentos são produzidos no mesmo local dos produtos com trigo, há a possibilidade de presença de pequenas quantidades de glúten, mesmo num produto que não leva trigo nos ingredientes. “Utilizamos uma placa com a indicação ‘sem trigo’ seguido da frase ‘pode conter traços de glúten’. Assim, uma pessoa celíaca pode decidir comer ou não, de acordo com seu grau de alergia, e uma pessoa que está apenas buscando uma dieta isenta pode comer tranquilamente”, explica Elisangela.

Entre as opções sem lactose estão mini pães de quinoa, multigrãos, bolo de cenoura e pão australiano. Para quem não quer comer trigo é possível provar receitas de bolos de milho, de laranja funcional, integral, tapioca, pão de queijo e chipa.

As unidades também possuem fornecedores de produtos totalmente isentos de glúten para hóspedes com alergias mais severas. Além disso, todos os hotéis Deville têm uma nutricionista à disposição dos clientes com essas restrições alimentares, além da equipe de alimentos e bebidas que contribui com as preparações das receitas.

Os pedidos para refeições, coffee breaks e eventos especiais devem ser feitos com antecedência, no momento da reserva. No caso dos hóspedes, o aviso pode ser realizado durante o check-in. “Considero muito importante o hotel estar preparado para receber bem esse público, tanto aqueles que precisam de alimentos isentos por questão de saúde, ou aqueles que buscam por opção alimentar”, completa Elisangela.  

O GRUPO

A Rede Deville começou suas atividades com o Hotel Deville Colonial, no centro de Curitiba. Desde então, vem crescendo e se consolidando como um dos principais grupos hoteleiros do País. Atualmente, atua como operador e investidor nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, com nove hotéis, 1.479 acomodações e mais de 1.100 funcionários. Administra o São Paulo Airport Marriott Hotel (SP), Deville Prime Campo Grande (MS), Deville Prime Cuiabá (MT), Deville Prime Porto Alegre (RS), Deville Prime Salvador (BA), Deville Business Curitiba (PR), Deville Business Maringá (PR), Deville Express Cascavel (PR) e Deville Express Guaíra (PR).