ALEGRA FOODS lança salame zero lactose
Nova linha retira carboidrato do processo de fabricação e permite consumo por pessoas com restrição alimentar sem alteração no sabor
Poucos consumidores sabem, mas embutidos como salames contêm lactose, adicionada à carne durante o processo de industrialização. Pessoas alérgicas e com restrições alimentares agora vão poder consumir o salame zero lactose da ALEGRA FOODS sem risco à saúde. A novidade irá levar os produtos da marca a quem tem algum grau de intolerância, sem a alteração no sabor. O lançamento chega ao varejo no fim de novembro.
O especialista de Pesquisa e Desenvolvimento dos produtos Alegra, Silvio Gava, explica que há um aumento de pessoas que sofrem desse problema, mas que anseiam desfrutar desses alimentos. “Observamos essa demanda e mudamos a tecnologia que normalmente usamos para uma fabricação mais tradicional e que todos possam consumir”.
A intolerância a lactose afeta cerca de 50% da população adulta brasileira, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, e ocorre por deficiência ou ausência da enzima lactase, que quebra o carboidrato lactose. Entre os efeitos estão indigestão e inflamações intestinais.
Os produtos Alegra, resultado do sistema de intercooperação, são fabricados na planta considerada, hoje, a mais moderna da América Latina, localizada em Castro (PR), e possuem matéria-prima totalmente rastreada, garantindo a segurança dos alimentos, respeito ao bem-estar animal, com alta tecnologia, preocupação ambiental e padrão de qualidade.
Outros produtos
A marca fabrica mais de 50 produtos, diversificando as opções e promovendo ao consumidor pratos quentes e frios. A indústria processa as linhas: presuntos e apresuntados, curados (salames e copa), cozidos e defumados (bacon, paio e calabresa), linguiças frescais e cortes especiais (temperados e marinados).
Sobre o sistema de intercooperação
As cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal formam o sistema de intercooperação. Juntas, possuem a produção industrial de lácteos nas unidades de beneficiamento de leite em Ponta Grossa, Castro (ambos PR) e Itapetininga (SP), com a marca Colônia Holandesa; a produção de farinha de trigo em Ponta Grossa, com a marca Herança Holandesa; e a produção de cortes suínos, com a marca Alegra Foods (Castro).