Adeus crise: para 58% dos empresários 2017 será um bom ano
Em 2016, a crise incomodou muitos empresários. Mas, segundo SPC e CNDL, em 2017 os empreendedores apostam em grandes melhorias na economia
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com empresários do varejo e prestadores de serviços das 27 capitais e do interior do Brasil, mostra que ao menos parte dos entrevistados está otimista com relação às expectativas para o novo ano. Apesar do retrospecto ruim, um terço dos empresários pretende ampliar seus negócios em 2017. E para 58,4%, a economia será bem melhor do que em 2016.
O empresário Alberto Scoz atua na área de locação de máquinas de estética há 13 anos, e para ele, o mercado continua sendo promissor mesmo com a crise nacional. “É um mercado relativamente novo no Brasil e que ainda está em grande crescimento. Com o lançamento de várias tecnologias, o mercado vem se renovando e o consumo continua sendo bastante equilibrado”, relata Scoz.
Para superar os problemas decorrentes da crise econômica do país que persistirem em 2017, 28,7% das empresas pretendem pagar mais coisas à vista. Já 25,5% farão pesquisas de preço e 24,1% irão negociar e pedir mais descontos na hora das compras.
Mesmo com a maioria acreditando que o ano será melhor do que o anterior, ainda há 36,7% que temem que o país não consiga sair da crise. Esse é o temor mais citado pelos entrevistados. Em seguida, aparece o medo de ter que fechar a empresa (18,6%), ser vítima de algum tipo de violência (15,6%) e não conseguir pagar as dívidas (13,5%).
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, é importante ter em vista que mesmo no cenário mais otimista, a superação do quadro econômico será um processo lento. “Isso, no entanto, não significa que ninguém possa crescer. Há empresas que mesmo na crise conseguem avançar. Isso depende fundamentalmente do setor, mas também de atitudes que podem estar ao alcance do empresário. O momento exige que todas as decisões tomadas no âmbito da empresa sejam muito informadas, com a devida avaliação dos riscos envolvidos”, afirma Pinheiro.
Questionados sobre suas intenções para este novo ano, 17,0% afirmaram que comprarão equipamentos, 9,2% pretendem fazer aplicações periódicas de investimentos, seja na poupança ou outras opções como renda fixa e CDB e 5,0% pretendem financiar um automóvel, seja carro ou moto. Para Alberto, a estratégia é estar constantemente estudando o mercado, frequentando congressos nacionais e internacionais e mantendo contato diário com diversos importadores de tecnologia da área. “A importância de estar atualizado é imensurável e imprescindível para o meu trabalho”, confirma o empresário.
Fonte: SPC e CNDL.
Serviço:
SUL LASER LOCAÇÕES
Contato: 41 3014.8381 | 3077.8381 | 3078.9961
Endereço: R: Nicarágua, 847 SL 306, Bacacheri - Curitiba – PR
Horário de atendimento: das 8h às 18h