5ª Cacharitiba acontece em outubro no Mercado Municipal com edição comemorativa

5ª Cacharitiba acontece em outubro no Mercado Municipal com edição comemorativa 

Evento traz personalidades do mundo da cachaça, presença de marcas reconhecidas das cinco regiões brasileiras e novidades sobre a bebida 

De 6 a 9 de outubro acontece a 5ª edição do Cacharitiba – 500 anos de cachaça no Mercado Municipal. Com realização da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), o evento traz personalidades do mundo da cachaça e da gastronomia, 3° concurso de degustação às cegas durante a sexta-feira e sábado e o curso “Descoberta Sensorial da Cachaça”. 

O tema dessa edição é em homenagem a história da cachaça. Registros apresentam hipóteses de que tudo tenha começado em 1516, comemorando assim, 500 anos da descoberta da cachaça. Com isso, o evento conta com programação preparada cuidadosamente e com muito capricho. 

Com o objetivo de divulgar a bebida, desmistificando e aumentando seu público consumidor, Cacharitiba difunde a cultura da cachaça, quebra preconceitos e enaltece uma bebida brasileira. Estima-se uma participação de aproximadamente 50 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

As cincos regiões brasileiras estarão representadas com cachaças locais. No âmbito paranaense, temos marcar importantes nacional e internacionalmente. A Porto Morretes Premium – envelhecida em carvalho, que foi eleita a melhor cachaça do Brasil em 2016, também estará presente. Outra marca da região sul é a Companheira Extra Premium, que ficou em 3° lugar no mesmo concurso. No geral, serão16 produtores, totalizando mais de 20 marcas e diversos produtos diferentes. 

Gastronomia no evento - Délio Canabrava, Gilly M. Zapellini,  D’Miranda Gastronomia  são os chefs com presença confirmada. 

Novidade em 2016 

A maior novidade dessa edição é o curso “Descoberta Sensorial da Cachaça”, com a Dra. Aline Bortoletto, engenheira de Alimentos e Pós-doutoranda em Tecnologia de Bebidas Alcoólicas. Durante três horas no sábado, 8 de outubro, ela irá apresentar tudo sobre a bebida – história, tipos diferentes, como se produz, como degusta e como é a avaliação.  

Segundo um dos idealizadores e organizadores do evento, Heric Girardello, “o Cacharitiba surgiu de uma oportunidade de realizar um curso de Cachacier em Curitiba, em parceria com o Manoel Agostinho [pesquisador do ramo e cachacier]. Com isso, pensamos, então, em fazer uma minifeira dos produtores e a ideia cresceu. Hoje em dia, o curso deixou de existir e a feira virou o evento em si”, conta. 

Realização

Ascesme – Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba 

Apoio

Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e Cachaçaria Vô Milano 

Serviço:

Local | Mercado Municipal de Curitiba

Praça de Convivência, setor de Hortifruti

Avenida Sete de Setembro, 1865 – Centro

Dias | 06 a 09 de outubro de 2016

Entrada Livre