25% dos contribuintes brasileiros já entregaram a declaração do IR

25% dos contribuintes brasileiros já entregaram a declaração do IR

Campanha nacional busca sanar dúvidas e evitar que o contribuinte caia na malha fina

A um mês do fim do prazo, mais de 7 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já foram entregues em todo o Brasil,segundo balanço da Receita Federal disponibilizado no dia 31 de março. O volume, que representa 25% do total das 28,3 milhões declarações esperadas para este ano, é considerado regular, já que tradicionalmente mais de 50% das entregas são feitas nos últimos 10 dias do prazo, que neste ano se encerra no dia 28 de abril. Com o objetivo de sanar dúvidas, alertar quanto ao prazo de declaração e evitar que os contribuintes caiam na malha fina, o Sistema Fenacon Sescap/Sescon realiza em 18 estados e no Distrito Federal a Campanha Declare Certo, lançada oficialmente nesta sexta-feira (31) em Curitiba (PR), durante a ação realizada pelo Sescap-PR, na Boca Maldita.

Com o slogan “Evite problemas com o Leão, procure a orientação de um empresário contábil”, os sindicatos filiados à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) estão realizando atendimentos à população em parques, praças, shoppings e em suas próprias sedes.

“Mais de 770 mil declarações caíram na malha fina no último ano. O documento do IRPF é cheio de detalhes e a cada ano novas mudanças são feitas no texto, por isso é necessário cuidado e precisão no preenchimento dos dados”, destacou o diretor político-parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon.

O presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, destaca que eventos como esse conseguem aproximar o profissional contábil da população em geral. “É uma ação de responsabilidade social que visa sanar dúvidas e evitar que o contribuinte caia na malha fina ou perca seu precioso tempo na fila de atendimento da Receita Federal”, disse.

Além de ser um trabalho social, o mutirão contribui com a população e a Receita Federal por incentivar o correto preenchimento da declaração do Imposto de Renda. A intenção dos empresários contábeis é evitar transtornos para o contribuinte que, muitas vezes, acaba cometendo erros simples ao preencher a declaração", afirma o presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti.

Informações

A lista completa de entidades e os respectivos contatos estão disponíveis no site da Fenacon (www.fenacon.org.br), no menu “Sindicatos filiados”.Informações sobre as cidades e datas da realização da Campanha Declare Certo podem ser obtidas com o Sescap/Sescon de cada região e também no site da Fenacon, por meio do link: http://fenacon.org.br/noticias/campanha-declare-certo-orienta-populacao-sobre-o-imposto-de-renda-pessoa-fisica-1598/

Sobre o Sistema Fenacon Sescap/Sescon

O Sistema Fenacon Sescap/Sescon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) congrega 37 sindicatos, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal, que representam mais de 400 mil empresas dessas áreas. A entidade tem se consolidado como legítima liderança na representação do setor de serviços, atuando diretamente no combate à alta carga tributária e na diminuição da burocracia, além de lutar por políticas públicas que garantam mais desenvolvimento às empresas brasileiras, sobretudo as micro e pequenas. Mais informações: www.fenacon.org.br