2ª edição brasileira do maior desafio mundial sobre mudanças climáticas terá 24 horas de duração

 

 

 

2ª edição brasileira do maior desafio mundial sobre mudanças climáticas terá 24 horas de duração

Evento gratuito acontece nos dias 13 e 14 de novembro, de forma 100% digital. Participantes terão 24 horas para solucionar desafios voltados para o Paraná e Curitiba

Já pensou em criar soluções que impactam nas cidades e que ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas ou de mobilidade urbana? Vem aí a 2ª edição do Climathon Curitiba, considerado o maior coletivo de ações climáticas, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, de forma 100% digital, organizado pela Impact Hub Curitiba e EIT Climate-KIC. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Para a 2ª edição foram lançados dois desafios que foram construídos com base nas necessidades concretas do Estado e de Curitiba. “São desafios comuns a vários locais do Brasil e, apesar de serem voltados para o Paraná e Curitiba, estamos incentivando pessoas de todos os lugares do país a participarem do evento”, reforça o coordenador do Climathon Curitiba, Rulian Maftum.

No desafio Paraná, construído em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest), os participantes devem criar soluções para a prevenção e alerta de eventos climáticos extremos para a população da cidade e do campo.

As soluções devem estar voltadas para a geração de informações em tempo real acerca dos riscos de desastres para os municípios paranaenses; equipamentos, sistemas e instalações de alerta e prevenção simples e de baixo custo e canais de difusão para informações de alerta precoce sobre desastres naturais.

Já o desafio Curitiba estimula a criação de soluções para incentivar e promover deslocamentos a pé e de bicicleta em Curitiba; para melhorar e fomentar a integração entre os modos ativos e o transporte público coletivo; para incentivar a adoção da mobilidade ativa em crianças e jovens; além do desenvolvimento de contagem de fluxo eficazes e viáveis e que envolvam a população na fiscalização e no mapeamento dos problemas encontrados em estruturas como calçadas, travessias e rotas dedicadas aos ciclistas. A proposta foi construída com apoio do Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima de Curitiba (PanClima).

As equipes receberão durante o evento mentorias e poderão participar de workshops sobre ideação, prototipagem e pitch junto a um grupo de mentores de todo o país. As três finalistas de cada desafio serão pré-incubadas e serão acompanhadas pelo Impact Hub Curitiba e seus parceiros vão acompanhar os grupos vencedores dos desafios e juntos vão aprimorar as soluções para fazer efetivamente a diferença nas cidades. Terão ainda acesso gratuito ao coworking Impact Hub Curitiba, onde poderão trabalhar e desenvolver seus projetos e se conectar com outros empreendedores.

“As seis finalistas na edição local participam ainda da competição mundial. Os vencedores globais receberão prêmio em dinheiro para investir em seu projeto e suporte técnico contínuo”, explica o coordenador do Climathon. Mesmo que a solução não seja uma das seis finalistas, a ideia é dar visibilidade às ideias junto aos apoiadores do evento e atores do ecossistema de inovação do Estado.

Foi o que aconteceu com a acadêmica de Arquitetura, Aline Serbake, que participou da 1ª edição, em 2019. “Minha equipe desenvolveu um aplicativo que ajuda a combater o sedentarismo, incentivando as pessoas a caminharem, por exemplo. Quanto mais o aplicativo for utilizado, mais descontos o usuário tem no comércio local. A ideia está sendo aprimorada e pretendemos executá-la em fevereiro de 2021”, conta.

A expectativa é de atrair 300 participantes na 2ª edição do evento. As equipes terão em média cinco participantes e não é necessário já ter um grupo formado. A inscrição pode ser feita até esta quinta-feira (12).

O Climathon

O Climathon é um evento global que ocorre simultaneamente em 145 cidades, em 56 países, envolve mais de 6 mil participantes e é um programa do EIT Climate-KIC, comunidade de inovação e conhecimento para uma economia zero carbono. O EIT Climate-KIc é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, que tem o objetivo de mostrar que uma economia sustentável e descarbonizada não é apenas necessária para evitar mudanças climáticas, mas apresenta uma riqueza de oportunidades para negócios e a sociedade.

Organizado pelo EIT Climate-KIC e pelo Impact Hub Curitiba, o evento conta com o apoio do ICE Inovação em Cidadania Empresarial, Ciclo Iguaçu Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, AIESEC, Engajamundo, Solution Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Unicesumar, The Climate Reality Project Brasil, Verde Floresta Sustentabilidade e Negócios de Impacto, Clima Eleição, Giro Rua, Global Shapers Communiy Curitiba, Impacta Mundi, Bee Green, Steps, Climate Ventures e Governo do Estado do Paraná.